"Raios de Luz"


domingo, 29 de setembro de 2013

São Miguel, defendei-nos no combate

O dia 29 de Setembro é o dia litúrgico de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos. Este ano, por ser ao Domingo, a sua celebração dá lugar à Missa do XXVI Domingo do Tempo Comum, mas não podemos deixar de nos lembrar destes Anjos tão poderosos e importantes para a Igreja Triunfante e para a Igreja que ainda peregrina na Terra, especialmente São Miguel.

São Miguel, cujo nome significa ‘Quem como Deus?’ é o príncipe dos Arcanjos. A Tradição da Igreja, inspirada nas Escrituras, mostra-nos que São Miguel combate por nós na luta contra o Demónio. Foi este Arcanjo que expulsou Lúcifer do Paraíso, quando este último se revoltou contra Deus, como podemos ler no Livro do Apocalipse (Ap. 12,7).

Dizem os Padres da Igreja que existem duas realidades que fazem tremer o Demónio: São Miguel e a Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

Na verdade, muitos Papas ao longo do tempo confirmaram este importante papel de São Miguel na luta contra o Mal. O Papa Leão XIII, no final do século XIX teve mesmo uma visão, facto que o levou a escrever pelo próprio punho uma oração para ser rezada por todos os sacerdotes no final da Santa Missa, para que São Miguel combatesse os espíritos malignos que tudo fazem para que as pessoas caiam no pecado.

Recentemente, no dia em que publicou a sua primeira Encíclica 'A Luz da Fé’, o Papa Francisco inaugurou e abençoou no Vaticano uma imagem de São Miguel, na presença do saudoso Santo Padre Bento XVI, consagrando a Santa Sé e a Igreja à protecção deste Arcanjo e à intercessão de São José. Nesse momento, o Papa afirmou:

«Miguel luta para restabelecer a justiça divina; defende o povo de Deus dos seus inimigos e, sobretudo, do Inimigo por excelência, o Diabo. E São Miguel vence porque é Deus que age nele. O mal é vencido, o acusador é desmascarado e a sua cabeça esmagada, porque a salvação foi realizada de uma vez por todas pelo sangue de Cristo. Embora o Diabo sempre tente arranhar o rosto do Arcanjo e o rosto do homem, Deus é mais forte».

Neste dia, será bom que nos lembrássemos de rezar a oração que o Papa Leão XIII escreveu a pedir a protecção do Arcanjo São Miguel nas tentações do Maligno:

São Miguel Arcanjo,
defendei-nos no combate;
sede o nosso escudo contra as maldades
e ciladas do Demónio.
Subjugue-o Deus,
instantemente vos pedimos.

E Vós, Príncipe da Milícia Celeste,
pelo poder Divino,
precipitai no Inferno Satanás
e os espíritos malignos
que andam pelo mundo
para perder as almas.

Assim seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics