"Raios de Luz"


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Domingo XXXII do Tempo Comum

"Creio na ressurreição da carne e na vida eterna” - assim professamos a nossa Fé, no Credo. No Evangelho do próximo Domingo, Jesus afirma que os mortos, um dia, hão-de ressuscitar.

No relato evangélico de São Lucas, Jesus evoca o testemunho de Moisés para justificar a doutrina da vida eterna e da ressurreição dos mortos, instruindo os saduceus que negavam e ironizavam sobre o assunto: «Que os mortos ressuscitam, até Moisés o deu a entender no episódio da sarça ardente, quando chama ao Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob'».

Assim, crer na ressurreição dos mortos sempre foi um elemento essencial da fé cristã. Mas o que é ressuscitar? O Catecismo da Igreja Católica ensina que, depois da separação da alma e do corpo, pela morte física, ‘o corpo cai na corrupção enquanto a alma vai ao encontro de Deus […]. No fim do mundo, Deus, na Sua omnipotência, restituirá a vida incorruptível aos nossos corpos, unindo-os às nossas almas pela virtude da ressurreição de Jesus. Ressuscitarão todos os homens que tiverem morrido: uns para a vida eterna, outros para a condenação eterna’ (CIC, 997, 998).

A fé na vida eterna e na ressurreição da carne deve impedir-nos de ceder às seduções do Mal. Deve também levar-nos a desligarmo-nos das coisas efémeras deste mundo e a ter em vista as coisas do Céu em primeiro lugar.


Nas adversidades, tenhamos em conta a coragem dos Mártires e dos Santos e lembremo-nos das palavras do Credo: "Espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há-de vir”. Esta lembrança será fonte de força e de esperança, bem como auxílio na luta contra as tentações.


PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA

Entrada: Chegue até Vós, Senhor, a minha súplica - NCT 213 [partitura]
Ofertório: Subam até Vós, ó Senhor - NCT 250 [partitura]
Comunhão: O Cordeiro de Deus é o nosso pastor - OC 167,168 [partitura]
Pós-Comunhão: Cantarei ao Senhor enquanto viver - Taizé [partitura) 
Final: Ao Deus do Universo exaltai! - NCT 280 [partitura]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics