"Raios de Luz"


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dia de Nossa Senhora das Graças

O dia 27 de Novembro é um dia de festa e de alegria para a Juventude Mariana Vicentina, bem como para toda a família Vicentina. Neste dia, no ano de 1830 a Virgem Santíssima apareceu novamente a Santa Catarina de Labouré, de pé sobre um globo, vestida de branco, com um véu branco a cobrir-lhe a cabeça e manto azul prateado que lhe descia até aos pés.

«Este globo que vês representa o mundo inteiro e cada pessoa em particular. Os raios são o símbolo das Graças que derramo sobre as pessoas que as pedem. Os raios mais espessos correspondem às graças que as pessoas se recordam de pedir. Os raios mais ténues correspondem às graças que as pessoas não se lembram de pedir».

No dia de Nossa Senhora das Graças, ou dia da Medalha Milagrosa, a Igreja lembra a aparição de Nossa Senhora, na qual a Virgem pediu à noviça Santa Catarina que fosse cunhada uma medalha com a Sua imagem e com a jaculatória:

"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós".

Das mãos de Nossa Senhora saíam raios. Estes incidiam sobre o globo que estava abaixo da Virgem, que com os Seus pés esmagava a serpente infernal.

Santa Catarina refere que depois desta visão, a imagem que via voltou-se, mostrando no reverso um conjunto de emblemas, no centro um grande M, o monograma de Maria. Em cima do M, por uma cruz sobre uma barra; abaixo do monograma havia dois corações: o da esquerda cercado de espinhos, o da direita trespassado por uma espada. Por fim, um conjunto de doze estrelas, em forma oval, cercava a aparição.

Nascia assim, da aparição da Santíssima Mãe de Deus, a Medalha milagrosa que hoje conhecemos e que é a insígnia da Juventude Mariana Vicentina. Mais tarde, noutra aparição, Nossa Senhora pediu a Santa Catarina que fosse fundada uma Associação de Jovens Filhos e Filhas de Maria que fosse responsável pela difusão da Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças. Esta associação foi aprovada pelo Papa Pio IX a 20 de Junho de 1847 e é hoje conhecida como Juventude Mariana Vicentina.

No dia em que comemoramos também o nascimento desta associação de jovens pedida expressamente pela Virgem Imaculada, peçamos-Lhe que fortaleça a nossa fé e nos faça verdadeiros arautos da Sua mensagem e capazes de respondermos sempre àquilo que Nossa Senhora das Graças nos pede.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics