"Raios de Luz"


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Encerramento do Ano da Fé no Patriarcado de Lisboa

No dia em que a Igreja celebrou o fim do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, por ocasião da comemoração dos cinquenta anos da abertura do Concílio Vaticano II e dos vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, a Diocese de Lisboa uniu-se a Roma e, em comunhão com o Sumo Pontífice, o Patriarca de Lisboa - D. Manuel Clemente, celebrou o encerramento deste ano litúrgico com uma peregrinação diocesana a Peniche.

Acorrendo ao pedido do Eminentíssimo Patriarca, alguns elementos da JMV Sobreiro peregrinaram até Peniche, onde, à chegada visitaram o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, participando de seguida na Santa Missa, celebrada pelo D. Manuel Clemente e concelebrada pelo Eminentíssimo Cardeal-Patriarca Emérito, D. José Policarpo e pelos Bispos Auxiliares da Diocese de Lisboa.

Na sua homilia, o nosso Patriarca, aproveitando a proximidade ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, falou do exemplo de Maria na Fé e, pegando na passagem do Evangelho de S. Lucas deste Domingo, falou também do sacrifício de Cristo na cruz por todos nós

«(...) Pois por todos se entrega e a todos oferece a Sua vida, como aconteceu naquele dia derradeiro, ao Bom Ladrão ofereceu o Paraíso, ao Discípulo amado a Sua Mãe, a todos a própria vida, no Sangue e na Água que Lhe brotaram do inextinguível coração». 

Aliando estes temas ao facto de se tratar do encerramento do Ano da Fé, D. Manuel, aproveitou também para esclarecer levemente o significado do Credo, citando os ensinamentos de S. Tomás de Aquino.

Terminou deste modo o Ano da Fé no Patriarcado de Lisboa. A JMV Sobreiro espera que toda a Igreja se sinta responsável em aprofundar a Fé a em transmiti-la às gerações vindouras. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics