"Raios de Luz"


domingo, 25 de maio de 2014

Entrevista exclusiva de D. Manuel Clemente - Festa da Família

Na tarde de hoje, na Jornada Diocesana da Família, realizada em Mafra no Jardim do Cerco, tivemos a oportunidade de entrevistar o Patriarca de Lisboa - D. Manuel Clemente a quem começámos por perguntar de que maneira é importante que a sociedade promova os valores da Família:


"O importante - e que vocês compreendem - é perceber que não aparecemos no mundo de uma maneira isolada. Nascemos filhos dos nossos pais e essa realidade familiar tem de nos acompanhar a vida inteira. Daí que a Família seja o valor básico para qualquer sociedade que se queira próxima."

Os casais aqui presentes são testemunho dessa realidade?
"Estes casais que aqui estão, que vão receber uma bênção por fazerem 10, 25, 50 ou mais anos de casados, tiveram todos os problemas que os casais habitualmente têm. Estarem aqui a celebrar esse tempo de matrimónio, significa que os conseguiram ultrapassar com Fé, com Esperança e com Caridade. Mostram-nos hoje que é possível manter esta unidade básica, que é a Família, onde se conjugam gerações. Isto é o suporte de uma sociedade que se queira humana, de convivência e de partilha."

Que mensagem deixa para os jovens?
"Vocês, jovens, mesmo quando da Igreja são chamados a outras vocações, como as religiosas ou os padres, em que não constituimos uma Família natural, levamos para essa outra grande Família de Filhos de Deus, aquilo que em geral aprendemos nas nossas famílias. Isso continua a acompanhar-nos pela vida. Há portanto, aqui uma realidade básica e total que é a Família."


A JMV Sobreiro agradece ao Sr. Patriarca de Lisboa a gentileza e o carinho que, como Pastor da Diocese e, como tal, de nós jovens, dispensou para connosco!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics