"Raios de Luz"


quinta-feira, 15 de maio de 2014

Crisma em Mafra

No passado Domingo, dia 11 de Maio a Paróquia de Mafra recebeu o Exmo. e Revmo. Bispo Auxiliar de Lisboa - D. Nuno Brás - para conferir o Sacramento do Crisma.

«Hoje, aqui, é dia de Pentecostes.»
Foi assim que Sua Ex.a Rev.ma, D. Nuno Brás iniciou a Celebração da Santa Missa no decorrer da qual crismaria 57 cristãos que se quiseram fazer confirmar na Fé da Igreja e que para o mesmo se prepararam ao longo dos últimos 6 meses.

Mais que uma mera Celebração ou uma formalidade para se poder apadrinhar, o Sacramento do Crisma é o culminar de uma etapa de preparação e o início de uma nova vida para cada crismando, uma vida em que cada um é chamado a evangelizar e a espalhar a Boa Nova do Reino de Deus.

Dos 57 crismandos, 4 pertencem ao Grupo de Jovens Cristãos do Sobreiro, 4 elementos que atingiram finalmente a maturidade Cristã e que procuram agora, mais que antes, transmitir a Fé da Igreja Católica às gerações vindouras.

Afortunadamente para os crismandos, esta Celebração ocorreu precisamente naquele que para a Igreja é o Domingo do Bom Pastor, o Domingo em que se celebra O Pastor por excelência que é Cristo, que oferece a vida pela Sua grei. Diz o salmo deste domingo: «Com óleo me perfumais a cabeça / E meu cálice transborda», o óleo de que se fala é o Óleo do Santo Crisma, com que os crismandos são ungidos, composto do azeite que marca onde toca e de bálsamo, porque o cristão deve irradiar «O bom perfume de Cristo».

Realmente, foi dia de Pentecostes em Mafra! O Espírito Santo desceu sobre os crismandos, tal como desceu há 2000 anos sobre os Apóstolos e a Virgem Santa Maria no Cenáculo. Assim, temos a esperança de que tal como há 2000 anos, o Espírito do Senhor faça de cada um dos recém-crismados um Santo.

Um Sacramento, uma Missão, uma Nova Etapa! Foi um grande dia, um dia especial, vivido ao máximo. Foi algo único! Aproximar-me do sucessor dos Apóstolos que estava ali para me confirmar, chegar lá, e de joelhos, sentir o sinal que o Bispo me fez na testa, é a melhor de todas as sensações! Senti que estava pronta para seguir o meu caminho em Igreja. Senti-me em paz! É certo que este Sacramento me deu força para continuar, me deu coragem. Outra coisa que senti, foi que não estava sozinha, tinha alguém a apoiar-me ao meu lado, e tenho a certeza que confiei a missão de me ajudar a crescer ainda mais na Fé a pessoa certa!
Testemunho de Inês Bento (JMV Sobreiro)

«Marco, recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o Dom de Deus.»
Foi com estas palavras, tantas vezes proferidas, mas que são sempre sentidas de modo tão pessoal, que me tornei um adulto na Fé.
Num dia de emoções que culminou com uma Celebração que só acontece uma vez na vida, o dia 11 de Maio ficará, sem dúvida, para sempre na minha memória.
 Testemunho de Marco Batalha (JMV Sobreiro)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics