"Raios de Luz"


sábado, 1 de junho de 2013

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

A Igreja celebra no próximo Domingo a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta solenidade que ocorre sessenta dias depois da Páscoa, este ano é celebrada em Portugal no Domingo seguinte, ou seja, dia 02 de Junho.

Na passada quinta-feira, dia próprio da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus, em todo o mundo, milhares de procissões e outros actos de piedade ocorreram com um único objectivo, ao qual, a Igreja em Portugal, se une neste Domingo: tributar ao Senhor um tríplice preceito - veneração, gratidão e reparação.

Esta celebração é sinal de veneração para compensar o Senhor de alguma humilhação a que se quis sujeitar e sujeita continuamente, para ficar connosco nos altares, onde, tal como afirma São Bernardo "esconde a Sua divindade, esconde a Sua humanidade, deixando apenas ver as aparências do pão, para assim demonstrar a ternura do amor que tem para connosco."

A Santa Igreja celebra também esta Solenidade em sinal de gratidão para com Jesus, por um dom tão grande, no qual se fez presente o Seu amor para com os homens. São Pedro de Alcântara diz que "o Esposo, para consolar a Sua Esposa (Santa Igreja), durante a Sua longa ausência, quis dar-lhe uma companhia: o Santíssimo Sacramento, no qual Ele está verdadeiramente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade."

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é também um preceito de reparação, afim de desagravar Jesus de tantas ofensas com que Ele é continuamente ultrajado e ferido neste Santíssimo Sacramento. Na sua maioria, os homens recusam-se a adorá-Lo e a reconhecê-Lo neste adorável mistério.

Possamos nós, neste dia, em união com milhões de cristãos do mundo inteiro, prestar ao Senhor este tríplice preceito de veneração, reparação e gratidão e reconhecer na Santíssima Eucaristia a presença real de Jesus entre nós.

Façamos nossas as palavras de Santo Afonso Maria Ligório e ao chegarmos junto de Jesus Sacramentado, rezemos confiadamente:

Senhor Jesus Cristo, que, por amor aos homens,
ficais dia e noite neste Sacramento,
todo cheio de misericórdia e amor,
esperando, chamando e acolhendo todos os que vêm visitar-Vos,
eu creio que estais presente no Sacramento do altar.

Adoro-Vos do abismo do meu nada
e agradeço-Vos todas as graças que me tendes feito,
especialmente a de Vos terdes dado a mim neste Sacramento,
a de me haverdes concedido por advogada Maria, Vossa Mãe Santíssima,
e finalmente, a de me haverdes chamado a visitar-Vos nesta igreja.

Saúdo hoje o Vosso Coração amantíssimo e quero saudá-lo por três fins:
primeiro, em agradecimento pelo grande dom de Vós mesmo;
segundo, em reparação das injúrias que tendes recebido,
neste Sacramento, de todos os Vossos inimigos;
terceiro, com a intenção de Vos adorar,
por esta visita, em todos os lugares da Terra onde Vós,
neste divino Sacramento, estais menos reverenciado e mais abandonado.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics