"Raios de Luz"


domingo, 2 de junho de 2013

Adoração Eucarística mundial na Paróquia de Mafra

Respondendo à convocatória do Santo Padre, o Papa Francisco, neste Domingo, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, a JMV Sobreiro e a JMV Achada participaram, juntamente com toda a Paróquia de Mafra, na Hora de Adoração Mundial em simultâneo, na igreja do Sobreiro. 

Seguindo, nas suas linhas gerais, o guião proposto pela Santa Sé, adaptado e traduzido pela JMV Sobreiro, a igreja encheu-se pelas 16h00, hora em que, ao mesmo tempo e em todo o mundo, milhões de católicos adoraram e rezaram ao Santíssimo Sacramento durante uma hora, pedindo pela Igreja e pelo mundo.

À medida que entrava o Padre João com a Custódia que trazia o Corpo de Jesus, foi entoado o bonito cântico eucarístico ‘Bendito sejas, Senhor!’. Logo de seguida, o Santíssimo Sacramento foi solenemente exposto, rezando-se algumas jaculatórias de desagravo e as orações do Anjo de Fátima. As três leituras propostas no guião, retiradas do Evangelho de São João, centravam-se no discurso de Jesus sobre a Sua presença na Eucaristia e foram lidas por jovens do Sobreiro e da Achada, bem como por outros paroquianos. Entre as leituras, preces, orações de Papas e cânticos, louvou-se e adorou-se Jesus, verdadeiramente presente na Hóstia Consagrada.

Após o cântico Oh verdadeiro Corpo do Senhor’, guardaram-se alguns momentos de silêncio para oração individual, entoando-se de seguida o Hino Tantum Ergo Sacramentum, para se receber a bênção do Santíssimo Sacramento. 

No final, foi recitada a oração da Salvé Rainha, invocado o Imaculado Coração de Maria e rezou-se a Nossa Senhora como Mãe da Igreja, entoando-se o cântico Mater Ecclesiae.

Não podemos deixar de salientar o ambiente de oração e de comunhão que se fez sentir em cada um dos presentes, durante esta hora de adoração.

Este momento de adoração, anteriormente pensado pelo saudoso Papa Bento XVI e concretizada pelo Sumo Pontífice actualmente reinante Francisco, teve como duas intenções principais:

- Rezar pela Igreja, para que Jesus a mantenha sempre obediente à Sua palavra e que ela apareça perante o mundo como "bela, sem mancha nem ruga, santa e sem defeito" (Vaticano, 28 de Maio de 2013);

- Rezar por aqueles que sofrem com a violência, com as drogas, o tráfico de pessoas e por todas as vítimas dos crimes contra a vida humana.


Que Jesus, escondido sob o véu das espécies eucarísticas, pela poderosa intercessão de Sua Mãe Santíssima, conceda grandes graças à Igreja e ao mundo, que se uniu, sob a voz do Pontífice Romano Francisco, em adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics