"Raios de Luz"


sexta-feira, 14 de junho de 2013

«A tua fé te salvou» - Evangelho do XI Domingo Comum

O Evangelho do XI Domingo do Tempo Comum remete-nos para um banquete, em casa de Simão, um fariseu, para o qual Jesus tinha sido convidado. No decorrer deste episódio, no qual se vivia um ambiente de familiaridade e amizade, uma mulher pecadora chega junto de Jesus e com as suas lágrimas lava-Lhe os pés, secando-os com os seus cabelos e ungindo-os com perfume.
Os fariseus consideravam-se os ‘senhores da verdade’ e, segundo eles, a sua forma de viver é que estava correcta, sendo que para eles, os pecadores públicos – como é o caso desta mulher – deviam estar afastados e a relação com estes devia ser pautada por sentimentos de desdém e desprezo.
Jesus, por sua vez, compadecido do gesto desta mulher, conta uma parábola a Simão na qual refere o valor do perdão  e da conversão, convidando-o depois a olhar para o exemplo da pecadora que, com o seu gesto de amor para com Ele, vê assim os seus pecados perdoados e o recomeço de uma nova vida, cheia de amor pelo Messias.
A este tipo de arrependimento demostrado pela mulher pecadora, a Igreja chama de contrição porque está movido pelo amor. A contrição limpa totalmente a alma, purifica-a e faz com que nasçam os propósitos de uma vida nova.
A história da Igreja está cheia de ‘famosos pecadores’ que se converteram ao Senhor. Um dos mais conhecidos pelas suas próprias Confissões é Santo Agostinho. Depois da sua conversão e de caminhar com o Senhor e sendo arauto da Boa-nova, o Bispo de Hipona deixou escrita uma frase tão conhecida e citada: “fizeste-nos, Senhor, para Ti e o nosso coração está inquieto enquanto não descansar em Ti”.
O exemplo que nos deixa a mulher pecadora do Evangelho deste Domingo deve nutrir em nós a consciência de que também somos pecadores e que a adesão e o amor a Jesus Cristo são o caminho para a nossa santificação e salvação.
No entanto, devemos fixar-nos também na atitude dos fariseus: a reprovação e a ideia de que são superiores aos outros. Com qual destas figuras apresentadas no Evangelho nos identificamos mais? Com a mulher pecadora que se abeira de Jesus e O ama ou com os fariseus que falam dos erros dos outros em vez de admitir os próprios limites?
É urgente deixarmo-nos tocar pelo amor misericordioso de Deus e procurar fazer o bem! Procuremos durante esta semana sermos como a mulher pecadora que, arrependida e sedenta do amor de Jesus, se converte; e deixemos de lado a mesquinhez e a maledicência que só nos afastam do amor misericordioso do Pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics