"Raios de Luz"


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Santo António de Lisboa

A Igreja celebra amanhã o presbítero e doutor, Santo António de Lisboa. Nascido em Lisboa no final do século XII, foi recebido entre os Cónegos Regulares de S. Agostinho e pouco depois da sua ordenação sacerdotal ingressou na Ordem dos Frades Menores com a intenção de se dedicar à propagação da fé entre os povos da África. Mas foi na França e na Itália que ele exerceu com grande fruto o ministério da pregação e converteu muitos hereges.

Desde pequenino, António foi devoto de Nossa Senhora. Rezava sempre à Virgem Santíssima e recorria continuamente, implorando o Seu socorro. Conta a tradição que um dia, quando já era religioso e porque o demónio já não podia mais suportar o bem que Santo António fazia, agarrou-o pelo pescoço tão violentamente que estava a ponto de enforcá-lo. Usando as suas últimas forças, pôde implorar o auxílio da Gloriosa Virgem. Nesse instante, o demónio fugiu e Santo António viu que a seu lado estava a Rainha do Céu, resplandecente de glória.

Durante a sua curta vida, Santo António pregou o evangelho e o amor à Santíssima Virgem. Procuremos também nós, olhar para o seu exemplo de dedicação ao anúncio da Boa Nova e a ter em Maria, a Virgem Gloriosa, a nossa intercessora junto das ciladas do demónio.


Deus eterno e todo-poderoso,
que em Santo António destes ao vosso povo
um pregador insigne do Evangelho
e um poderoso intercessor junto de Vós,
concedei que, pelo seu auxílio,
sigamos fielmente os ensinamentos da vida cristã
e mereçamos a vossa protecção em todas as adversidades.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


Oração colecta da Missa de Santo António

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics