"Raios de Luz"


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

«Ofereceu tudo o que tinha»


O Evangelho do próximo Domingo, o XXXII do Tempo Comum, ensina-nos que para Deus não interessam as grandes manifestações externas de amor e de fé. Para Ele, é mais agradável que, como cristãos, tenhamos uma atitude de confiança e entrega total a Jesus Cristo.

Através do exemplo da viúva, Jesus mostra-nos qual é o verdadeiro culto que Deus quer de nós: que sejamos capazes de Lhe oferecer tudo, toda a nossa vida, tudo o que somos e temos. O exemplo da viúva contrasta com o atitude anterior dos ricos, que deixavam nos cofres do templo grandes quantias de dinheiro, sendo admirados por todos. Porém, a pobre viúva não é notada por ninguém, excepto por Jesus, e dá uma quantia insignificante comparada às quantias dos ricos. Mas Jesus descobriu na pequena quantia que a viúva deposita no cofre – de valor humanamente insignificante - um verdadeiro tesouro.

Esta mulher deu tudo o que possuía, tudo o que tinha para viver. Só Deus foi capaz de reparar na sua fidelidade e generosidade. O seu amor a Deus foi superior a tudo o que tinha na vida. Por isso deu as duas pequenas moedas, aquilo que tinha para viver, confiando que Deus tomá-la-ia certamente ao Seu cuidado.

E nós? Teremos nós essa coragem, essa generosidade de oferecer a nossa vida totalmente a Deus e ao serviço da Sua Igreja? Aceitamos despojar-nos das nossas certezas, dos nossos projectos pessoais, a fim de nos entregarmos confiadamente nas Suas mãos?

Nesta semana, pensemos em como podemos ser mais abertos à vontade de Nosso Senhor, pedindo a Nossa Senhora que aumente a nossa confiança em Deus e que nos dê forças para nos entregarmos totalmente aos planos que Ele tem para nós. Aprendemos com Ela, que é o modelo perfeito de fé e de confiança nos planos divinos.


Proposta de cânticos para a Missa:

Entrada: Deus vive na Sua morada santa - NCT 217
Ofertório: Bendito sejas - NCT 251
Comunhão: O Cordeiro de Deus - CECII 121
Acção de Graças: Abri as portas a Cristo (Hino oficial ao Beato João Paulo II) - Marco Frisina
Fim: Quero cantar o Vosso nome - A.Cartageno

NCT - Novo Cantemos Todos;
CECII - Cânticos de Entrada e de Comunhão (II Volume)


2 comentários:

  1. Olá "Raios de Luz"!
    Quero vos felicitar pelo vosso blog: parabéns! Gostei imenso do que encontrei.

    Que Deus continue a inspirar-vos!

    Melhores cumprimentos,
    Perpétua Paulo

    ResponderEliminar
  2. Obrigado nós, Perpétua! Continue a seguir-nos, pois é para os leitores que nos esforçamos por ajudar a crescer na Fé!

    Cumprimentos,

    O Grupo de Jovens da Juventude Mariana Vicentina (JMV), Sobreiro - Mafra

    ResponderEliminar

Analytics