"Raios de Luz"


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Semana de Oração pelos Seminários


 Estamos a viver, até ao próximo Domingo, dia 18 de Novembro, a Semana dos Seminários, com o tema "Sacerdote: irmão na Fé e servidor da Fé dos irmãos".

Esta semana é propícia para rezarmos de um modo mais intenso por aqueles que se preparam para serem “um outro Cristo”, ao serviço do Pai e dos irmãos. Também é um tempo favorável para pedir que surjam muitos e bons operários na Messe do Senhor.

Neste Ano da Fé, é ainda mais importante reconhecer a necessidade de pedir por aqueles que nos guiam nesta mesma Fé da Igreja. Na sua Mensagem para a Semana dos Seminários, D. Virgílio Antunes, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios,  afirma que  «o Padre é, de facto, e é chamado homem de fé. No meio de todas as suas actividades, a fé, assumida e testemunhada, há-de sobressair como o fogo que alimenta toda a sua vida».

Neste sentido, «as vocações sacerdotais dependem de muitos factores, mas o testemunho de fé dos sacerdotes é, sem dúvida, um dos mais relevantes», continua D. Virgílio na mesma mensagem.

A crise de Fé que assola a Igreja é também consequência da falta de vocações, em “número e em qualidade”. Não nos contentemos em pedir apenas muitos padres, mas sim que Deus nos conceda muitos, bons e santos sacerdotes! Só o padre que se configura plenamente com o Sumo e Eterno Sacerdote, que é Jesus Cristo, é capaz de se oferecer inteiramente a Deus, em favor do povo que lhe é confiado.

E de que maneira o sacerdote actua em favor do Povo de Deus?

Nosso Senhor quis perpetuar no tempo o Seu oferecimento na Cruz, para que todos beneficiassem da Redenção. A renovação do sacrifício de Cristo-Sacerdote faz-se todos os dias no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, pelas mãos do Padre que, “in persona Christi”, na pessoa de Cristo, oferece o Corpo Santíssimo do Filho ao Pai. A Missa é, portanto, o centro da vida e do ministério do sacerdote.

Tanto na Cruz como no Altar acontece o mesmo sacrifício. Tanto num lugar como noutro, Nossa Senhora está presente:  Na Cruz, a dar força e alento ao Seu filho; no Altar, a sustentar o ministério do sacerdote com a Sua poderosa intercessão.

A Ela, confiamos esta semana de oração pelos seminários. N’Ela confiamos, para que interceda pela Igreja de Seu Filho, tão necessitada de homens que se entreguem totalmente a Deus, como Ele se entregou e continua a entregar totalmente a nós.

Ó Maria,
Vós sois feliz porque acreditastes,
primeira na Fé em Cristo,
a imagem e a figura da Igreja crente.
Rogai a Deus por nós,
para que sejamos firmes na Fé,
na alegria do encontro com Cristo.

Ó Maria,
Vós sois a Mãe de Cristo Sacerdote,
a humilde Serva do Senhor,
a Mãe da Igreja crente.
Rogai a Deus pelos sacerdotes,
para que sejam servos da fé dos irmãos,
na alegria de crer e no entusiasmo de comunicar a Fé.

Ó Maria,
Vós sois a mulher do “Sim” total a Deus,
sempre disponível à vontade do Pai,
a Rainha de todas as Vocações.
Rogai a Deus pelos seminaristas,
para que reconheçam o amor de Deus,
na resposta decidida à sua vocação.
Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics