"Raios de Luz"


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

«Sabei que o Filho do Homem está perto»


Ao aproximarmo-nos do fim do ano litúrgico, a Liturgia deste Domingo, o penúltimo do Tempo Comum, convida-nos a pensarmos nas últimas realidades que viveremos. Usando uma linguagem que poderíamos classificar verdadeiramente de catastrófica, Jesus quer transmitir-nos, acima de tudo, uma mensagem de esperança para os que perseverarem fiéis até ao fim.

O “fim”, seja do que for, sempre inquietou o ser humano, que não lida de forma agradável com a ideia de finitude. Mas está estabelecido que tudo o que existe no universo terá um fim. Só Deus é infinito, nunca teve princípio nem terá fim, pois ultrapassa os limites do tempo. A história humana não é excepção, uma vez que se iniciou num determinado momento e, portanto, terá o seu fim. É precisamente desse fim que Jesus nos fala, no Evangelho deste Domingo.

Se humanamente é desagradável e inquietante pensar no nosso “fim”, isso deve-se ao facto de estarmos demasiado presos a uma visão materialista e mundana da existência. Quando Jesus vier, na Sua glória, para julgar os vivos e os mortos, irá «reunir os Seus eleitos dos quatro pontos cardeais, da extremidade da terra à extremidade do céu».

E quem serão estes eleitos? São aqueles que, durante toda a história da humanidade, acreditaram em Cristo, acolheram-No, todos os que se desprenderam das coisas do mundo e os que, no meio das catástrofes, perseguições e aflições, se mantiveram fiéis até ao fim.

Nosso Senhor foi bem claro: quem quiser segui-Lo verdadeiramente, terá muito que sofrer. Esse sofrimento será particularmente violento no final dos tempos, quando até «as forças do céu serão abaladas». Jesus não mente, não oculta o caminho duro que os que O quiserem seguir terão de fazer. Mas assegura que esses, os verdadeiros fiéis, serão reunidos na Sua presença e serão levados consigo para a Sua glória.

Deus quer tanto salvar-nos que até nos explicou, através de Jesus, os sinais de que o fim estará próximo! No entanto, «esse dia e essa hora, ninguém os conhece: nem os Anjos do Céu, nem o Filho; só o Pai». Deus quer que perseveremos n’Ele, não condicionados a uma data, mas sim, por amor, durante a nossa vida toda.

Expectativa e preparação: eis as duas atitudes que o cristão deve ter durante toda a sua vida e que, neste Domingo, nos são lembradas de modo particular.

Vamos, nesta próxima semana, reforçar a nossa esperança em Jesus Cristo, Rei e Senhor do Tempo e da História. Peçamos-lhe que nos mantenha firmes na Fé até ao último dia, para podermos comparecer diante d’Ele e ouvir dos Seus lábios: “Vinde, benditos! Recebei em herança o Reino preparado para vós!”. Esse Reino de glória e de comunhão com Deus, é o prémio dos que vivem, sofrem e dão a vida da por amor de Jesus e da Igreja. 



Entrada: Dai a paz, Senhor - NCT 214
Ofertório: A messe é grande - OC 14
Comunhão: Tudo o que pedirdes na oração - OC 256/ CECII 52
Acção de Graças: Creio em Ti
Fim: Senhor, Tu amas o mundo - NCT 769


NCT - Novo Cantemos Todos;
OC - Orar cantando
CECII - Cânticos de Entrada e de Comunhão (II Volume)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics