"Raios de Luz"


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

«Vigiai e orai em todo o tempo»



No próximo Domingo, dia 02 de Dezembro, a Igreja inicia o novo ano litúrgico com o primeiro Domingo do Advento. Toda a liturgia destas quatro semanas que nos preparam para o Natal do Senhor é  um apelo para se viver uma expectativa vigilante, marcada pela esperança na vinda do Messias e por uma conversão contínua.

No Advento a Igreja recorda-nos que não existe possibilidade de esperança e de alegria sem voltarmos para o Senhor de todo coração, na expectativa da Sua volta. A vigilância requer luta contra o pecado; requer prontidão bem como o desapego dos prazeres e bens terrenos.

O Evangelho deste Domingo aponta-nos para o fim dos tempos, no qual Jesus há-de vir como Rei Glorioso para nos libertar do triste túmulo do pecado. Nas palavras que Jesus dirige aos discípulos deixa uma mensagem que vale a pena tomar em conta:  «Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados pela intemperança, a embriaguez e as preocupações da vida».

Quantas vezes, nos afazeres do nosso dia-a-dia, deixamos que o nosso coração se afaste de Deus e nos conduza a uma vida desregrada marcada pelo egoísmo, pelo ódio e pela prepotência dos ‘senhores do mundo’?

No entanto, Jesus prossegue convidando os discípulos a «Vigiar e Orar». A libertação que Jesus aponta e que há-de transformar cada um não deve ser esperada de braços cruzados. É preciso “estar atento” a essa salvação que nos é oferecida como dom e saber aceitá-la.

Procuremos pois, neste tempo que se inicia, preparar convenientemente a vinda do Senhor. Não nos deixemos contagiar pelos apelos que o mundo nos faz a vivermos o tempo do Advento marcados pelo consumismo, pelo egoísmo e pela recusa de Deus.

Fixemos o olhar em João Baptista e em Nossa Senhora. João, primo de Jesus, foi o Seu percussor. Coube ao filho de Isabel e de Zacarias anunciar a vinda do Messias, convidando todos os que se abeiravam dele a renunciar à vida do erro e do pecado e a acreditar que Jesus, o filho de Maria , é verdadeiramente Filho de Deus e o Salvador dos Homens.

Que a Virgem Maria, Aquela que é modelo de fé e de mulher orante nos ensine a esperarmos vigilantes a vinda de Seu filho e a fazermos da oração uma constante da nossa vida.



Entrada: Vinde Senhor não tardeis - NCT 41
Ofertório: Onde há caridade e amor - NCT 129
Comunhão: Buscai o alimento - NCT 393
Acção de Graças: Irmãos preparai - CT 250
Fim: Excelso criador - CT 248


CT - Cantemos Todos;
NCT - Novo Cantemos Todos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics