"Raios de Luz"


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

«Amarás a Deus de todo o coração e ao próximo como a ti mesmo»


A Liturgia deste XXXI Domingo do Tempo Comum diz-nos que o amor está no centro da vida e da experiência cristã. Assim, o caminho da Fé que vamos percorrendo nesta vida resume-se em adorar e amar a Deus acima de todas as coisas e, depois, no amar aos irmãos como a nós próprios.

Questionado por um escriba sobre qual seria o maior dos Mandamentos, Jesus cita as palavras do Livro de Deuteronómio que escutamos também na primeira Leitura da Missa: ‘O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças’. Mas, logo em seguida, completa este Mandamento com um outro, um Mandamento novo que nasce do amor que Jesus tem por cada um de nós: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.

Nosso Senhor apresenta, neste diálogo, a relação entre os dois maiores mandamentos que resumem toda a Lei de Deus e se complementam mutuamente: É por amarmos a Deus acima de tudo que amamos os nossos irmãos tal como nos amamos a nós mesmos e desejamos o seu bem, tal como queremos o nosso próprio bem.

A caridade para com o outro só é cristã, verdadeira e eficaz quando damos testemunho da nossa Fé e levamos o nosso próximo a Deus. É este o cúmulo da caridade cristã, pois se Deus é o melhor tesouro que nos gloriamos de possuir, que maior acto de amor podemos fazer que não seja o de levar este tesouro divino aos outros?

Por isso, assim como queremos que Deus nos acompanhe e nos leve para Si no fim da vida (o maior bem que um dia poderemos ter), devemos desejar o mesmo – como desejamos para nós próprio – para o irmão.
Amar a Deus acima de tudo e amar o próximo como a nós mesmos. Nisto se resume toda a proposta que Deus nos faz para termos uma vida plena e feliz na Terra e, depois, alcançarmos a Vida Eterna na Sua presença.

Procuremos ter nesta próxima semana a consciência destas duas dimensões: o amor total e incondicional que devemos ter a Deus e, envolvidos por esse amor puro, transmiti-lo aos irmãos por palavras e por obras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics