"Raios de Luz"


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Testemunhas da Ressurreição


No Evangelho deste III Domingo do Tempo Pascal, Jesus aparece a onze dos Seus Apóstolos. Mas qual a finalidade de ter aparecido aos Seus discípulos?

Primeiro, Cristo aparece para que os Apóstolos acreditem que Ele está realmente vivo, que aquele corpo cravado na Cruz é agora o mesmo corpo glorificado. 


É Jesus que pede aos Apóstolos para experimentarem, com os seus próprios sentidos, esta verdade da Ressurreição: “Vede as minhas mãos e os meus pés”; “Tocai-Me”; e, além disso, “comeu à vista deles”. Podemos dizer, por isso, que a glória da Ressurreição transfigurou, mas não obscureceu ou diminuiu a Sua humanidade.

Outro motivo pelo qual Cristo aparece aos discípulos é para que eles compreendam as Sagradas Escrituras; Jesus explica que tudo aconteceu por desígnio do Pai, acerca da Sua missão no mundo: “Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia.” Agora, as Escrituras vão iluminar e fundamentar a fé dos cristãos na missão da evangelização. Jesus afasta ainda dos Apóstolos o medo do fracasso, ao perguntar-lhes: “Por que estais perturbados?”. Não, não há mais motivo para perturbação, pois Cristo está vivo, caminha com o Seu povo e está connosco até ao fim dos tempos.

Jesus Ressuscitado aparece, por fim, aos Apóstolos para os chamar a serem no mundo testemunhas da Ressurreição: Vós sois as testemunhas de todas estas coisas”. É esta a missão que Ele confere aos Seus discípulos, o mesmo mandato apostólico que nos compete também a nós pelo Baptismo.

A Páscoa requer que se viva uma vida nova, de passagem do luto para a alegria, das trevas para a luz, do pecado para a graça. Os apóstolos, ao pregarem a Ressurreição de Jesus, deram muita importância ao perdão dos pecados e à conversão. Por isso, todos nós devemos viver o Tempo Pascal como um tempo de santificação, atentos à vontade de Deus. Por isso, os Evangelistas acrescentam que o perdão é para todos aqueles, indistintamente, que se arrependem e querem converter-se a Deus e à Sua Igreja.

“Havia de ser pregado em Seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações” – lemos no Evangelho deste Domingo. Não há povo, nação ou pessoa que não possa ter os seus pecados perdoados, por mais graves que sejam. Arrependidos e tendo confessado os nossos pecados, estaremos reconciliados com Cristo e com a Igreja.

Vós sois as testemunhas de todas estas coisas”. Ser testemunhas de Jesus Cristo é anunciar a Sua Morte redentora, proclamar a Sua Ressurreição gloriosa, professar a Sua divindade, difundir e defender a Fé Católica por palavras e por acções.

Jesus conta connosco e com a nossa força e coragem para anunciar e defender, em todo e tempo e lugar, o Seu Santo Nome e a Sua Santa Igreja, sem nunca sentir vergonha ou medo de sermos cristãos fiéis aos ensinamentos de Cristo e à Fé da Igreja. Todos nós, que somos de Cristo e que temos a nossa glória na Sua Cruz, somos chamados a dar este testemunho, por palavras, acções e, se preciso for, até ao limite pelo martírio.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics