"Raios de Luz"


domingo, 8 de abril de 2012

Tríduo Pascal e mensagens do Santo Padre


Durante o Tríduo Pascal, o Papa Bento XVI presidiu a todas as celebrações nas quais se comemorou a Paixão, Morte e Ressureição de Jesus. Nas suas mensagens, falou em temas tão diversos como a obediência devida ao Magistério da Igreja, o valor da família cristã, a violência nos países do Médio Oriente e os apelos à paz.

Na Quinta-Feira Santa de manhã, o Santo Padre celebrou a Missa Crismal, em união com todo o clero da cidade de Roma. Na sua homilia, Bento XVI chamou à atenção para a obediência que devemos ter à Doutrina e ao Magistério da Igreja, se nos queremos dizer católicos. Nos tempos de hoje, muitas são as vozes que começam a fazer-se ouvir no sentido de tentar moldar e até democratizar a Igreja e a Fé de acordo com o pensamento do mundo. As palavras do Romano Pontífice foram uma explícita alusão a grupos de sacerdotes que defendem publicamente, em vários países da Europa, reformas que a Igreja Católica devia fazer, como por exemplo tornar o celibato facultativo para os sacerdotes e a admissão de mulheres ao sacerdócio:

“Recentemente, num país europeu, um grupo de sacerdotes publicou um apelo à desobediência, referindo ao mesmo tempo também exemplos concretos de como exprimir esta desobediência, que deveria ignorar até mesmo decisões definitivas do Magistério, como, por exemplo, na questão relativa à Ordenação das mulheres, a propósito da qual o beato Papa João Paulo II declarou de maneira irrevogável que a Igreja não recebeu, da parte do Senhor, qualquer autorização para o fazer.”

E levanta uma questão pertinente: “Nesta desobediência pode-se intuir algo daquela configuração a Cristo que é o pressuposto para uma verdadeira renovação, ou, pelo contrário, não é apenas um impulso desesperado de fazer qualquer coisa, de transformar a Igreja segundo os nossos desejos e as nossas ideias?”

O Santo Padre deu depois o exemplo de obediência de Jesus Cristo, que veio para cumprir a vontade de Deus Pai: "Ele concretizou a Sua missão através da Sua própria obediência e humildade até à Cruz”.

Tal como Ele foi obediente até à morte, também nós devemos obediência à Santa Igreja que nos transmite e ensina o que Deus determina para o Seu povo.


Na Sexta-feira Santa, na tradicional Via-Sacra no Coliseu de Roma, o Papa destacou o valor da família cristã e as dificuldades que as famílias atravessam nos dias de hoje: “Incompreensões, divisões, preocupação com o futuro dos filhos, doenças, incómodos de vários tipos. Para além disso, a situação de muitas famílias vê-se agravada, hoje em dia, pela precariedade do emprego".

Bento XVI convidou as famílias em dificuldades a olharem para a Cruz de Cristo e nessa mesma Cruz encontrarem auxílio para os seus sofrimentos: “Quando passamos pela prova, quando as nossas famílias enfrentam o sofrimento, a tribulação, olhemos para a Cruz de Cristo! Nela encontraremos a coragem para prosseguir o caminho rumo à esperança.”


Já no Sábado Santo, na homilia da Vigília Pascal, o Santo Padre referiu que a verdadeira ameaça para a humanidade é a ausência de Deus e de valores e apresentou a Fé como o único farol que deve iluminar a humanidade.

“A escuridão que verdadeiramente ameaça o homem é o facto de que ele não vê para onde vai o mundo e donde o mesmo veio. Nem para onde vai a sua própria vida, nem o que é o bem e o que é o mal.” – afirmou Bento XVI.

Para o Sumo Pontífice, a falta deste discernimento entre o que é o bem e o que é o mal leva a que todas as descobertas do Homem deixem de ser progressos, mas ameaças: “O mal não vem do ser que é criado por Deus, mas existe em virtude da Sua negação. É o resultado do «não» dado a Deus. Esta escuridão acerca de Deus e a escuridão acerca dos valores são a verdadeira ameaça para a nossa existência e para o mundo em geral”.

Mas o Papa apresenta uma maneira de discernirmos correctamente entre o que é bom e o que é mau: A Fé. “Para isto serve a Fé, que nos mostra a luz de Deus, a verdadeira iluminação: aquela é uma irrupção da luz de Deus no nosso mundo, uma abertura dos nossos olhos à verdadeira luz.”


A Mensagem do Dia de Páscoa ficou marcada pelos apelos à paz no Médio Oriente:
“De forma particular cesse, na Síria, o derramamento de sangue e adopte-se, sem demora, o caminho do respeito, do diálogo e da reconciliação. (…) Que a vitória pascal encoraje o povo iraquiano a não poupar esforços para avançar no caminho da estabilidade e do progresso. Na Terra Santa, israelitas e palestinos retomem, com coragem, o processo de paz.”

Também não foram esquecidos os países africanos onde muitos cristãos são perseguidos e mortos pelos inimigos da Fé Católica, pedindo por estas comunidades cristãs, garantindo o conforto da Igreja para estes seus filhos, confirmando-os na esperança: “Cristo é esperança e conforto de modo particular para as comunidades cristãs que mais são provadas com discriminações e perseguições por causa da fé. E, através da Sua Igreja, está presente como força de esperança em cada situação humana de sofrimento e de injustiça.”



“Confiemo-nos à Mãe de Cristo. Ela que acompanhou o seu Filho ao longo da via dolorosa, Ela que esteve aos pés da Cruz na hora da sua morte, Ela que encorajou a Igreja desde o seu nascimento a viver na presença do Senhor, conduza os nossos corações rumo à luz que irrompe da Ressurreição de Cristo e manifesta a vitória definitiva do amor, da alegria e da vida, sobre o mal, o sofrimento e a morte.”
(Papa Bento XVI na conclusão da Via Sacra, 6 de Abril de 2012)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics