"Raios de Luz"


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Solenidade do Corpo de Deus


Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo,
tão real e perfeito como está no Céu.

Na Solenidade do Corpo de Deus somos convidados a meditar na profundidade do Amor do Senhor, que O levou a ficar oculto sob as espécies sacramentais. Deus não só encarnou num tempo determinado, na pessoa de Jesus Cristo, mas quis ficar sempre connosco na Sua carne. E ficou entre nós em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, tão real e perfeito como está no Céu, no Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

O milagre da transubstanciação, em que o sacerdote, pelo poder do Espírito Santo, transforma o pão e o vinho no verdadeiro Corpo e Sangue de Jesus é continuamente renovado na Sagrada Eucaristia. O Deus Altíssimo, Senhor dos Céus e da Terra, oferece-Se continuamente no Altar como sustento para o homem e, no Sacrário, espera pelo nosso amor e pela nossa adoração.

Infelizmente, nos dias de hoje, é relativizado o respeito e adoração que devemos ter para com Jesus Sacramentado, assistindo-se a horríveis profanações e sacrilégios contra Nosso Senhor, vivo e presente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Muitas vezes, limitamo-nos a uma simples inclinação de cabeça quando passamos diante do Sacrário em vez de uma genuflexão reverente e bem feita, distraímo-nos voluntariamente durante a Missa e fazemos de conta que Jesus não está ali verdadeiramente presente.

Outras vezes, ofendemos este Jesus Sacramentado com cânticos impróprios e com gestos ou posturas que, por muito belos e indicados que sejam para um encontro fora da igreja, em nada se enquadram na celebração do Sacrifício Eucarístico e que em nada proporcionam um ambiente de recolhimento e adoração.

Por outro lado, difunde-se muito – e até exageradamente - a perspectiva de Jesus “amigo” e “irmão”.  É certo que Ele Se fez igual a nós, mas mesmo na Sua vida terena e agora no Santíssimo Sacramento, não deixa de ser Deus e perante Deus a nossa postura deve ser, antes de mais nada, de adoração.

Mas como? Como podemos adorar Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, de uma forma que seja correcta e que Lhe seja agradável?


Aprendamos então, com as sábias palavras do Santo Padre Bento XVI, a adorar Jesus Sacramentado:

“Devemos ajoelhar em adoração diante do Senhor. Adorar o Deus de Jesus Cristo, que Se fez pão repartido por amor, é o remédio mais válido e radical contra as idolatrias de ontem e de hoje. Ajoelhar-se diante da Eucaristia é profissão de liberdade: quem se inclina a Jesus não pode e não deve prostrar-se diante de nenhum poder terreno, mesmo que seja forte. Nós, cristãos, só nos ajoelhamos diante do Santíssimo Sacramento, porque nele sabemos e acreditamos que está presente o único Deus verdadeiro, que criou o mundo e o amou de tal modo que lhe deu o seu Filho único”.

(…)

Adorar o Corpo de Cristo significa crer que ali, naquele pedaço de pão, está realmente Cristo, que dá sentido verdadeiro à vida, ao imenso universo como à menor criatura, a toda a história humana e à existência mais breve. A adoração é a oração que prolonga a Celebração Eucarística e na qual a alma continua a alimentar-se: alimenta-se de amor, de verdade, de esperança e de paz”.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics