"Raios de Luz"


sábado, 30 de junho de 2012

Ensinamentos de São Pedro, o primeiro Papa


Celebrámos ontem a Solenidade de São Pedro e São Paulo. 

Como podemos nós imitar o exemplo destes dois grandes Apóstolos?

Comportando-nos  como verdadeiros seguidores de Jesus Cristo, seguindo as pegadas de São Pedro e de São Pulo e cumprindo os seus ensinamentos, ao mesmo tempo que reconhecemos as tendências e propostas de vida anti-cristãs que o mundo nos apresenta:

- O mau uso da liberdade:

“Comportai-vos como homens livres, e não à maneira dos que tomam a liberdade como véu para encobrir a malícia, mas vivendo como servos de Deus.” (1 Pedro 2,16)


- A ideia de que a Fé deve ter um papel secundário nas nossas vidas:

“Sede sóbrios e vigiai. O Demónio anda ao vosso redor como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe firmes na fé.” (1 Pedro 5,8-9)

- A proliferação de seitas e falsas doutrinas, deturpando a Verdade revelada por Deus à Sua Igreja:

“Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perversas. Muitos seguirão as suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da Verdade ser caluniado. Movidos por cobiça, eles hão de enganar-vos através de palavras cheias de astúcia.” (2 Pedro 2, 1-3)


- O incentivo aos prazeres do mundo e da carne, aos impulsos e instintos, fora do contexto de amor que é exigido para a união do homem com a mulher, no Sacramento do Matrimónio:

“Aqueles que correm com desejos impuros atrás dos prazeres da carne e desprezam a autoridade, são audaciosos, arrogantes, não temem falar injuriosamente das glórias, têm os olhos cheios de adultério e são insaciáveis no pecar.” (2 Pedro  2, 10-14)

                                                                                                                                                                                            
- A tentação de uma sociedade que insiste em convencer-nos que os ”pecados de antigamente” já não existem ou que afinal não são pecados:

Apelo às vossas recordações para despertar em vós uma sã compreensão, e para vos lembrar as profecias dos santos Profetas, bem como os mandamentos do nosso Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos Apóstolos. Sabei antes de tudo o seguinte: nos últimos tempos virão
escarnecedores cheios de zombaria, que viverão segundo as suas próprias concupiscências”
(2 Pedro 3, 1-3)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics