"Raios de Luz"


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Natividade de S. João Baptista


Neste Domingo, 24 de Junho, a Igreja celebra a Natividade de São João Baptista, o único Santo do qual se comemora o nascimento, porque marcou o início do cumprimento das promessas de Deus: João é o profeta que estava destinado a preceder imediatamente o Messias para preparar o povo de Israel para a Sua vinda.

Depois de Nossa Senhora, talvez seja João Baptista o Santo mais venerado pelos Cristãos. De facto, São João e a Virgem Maria eram parentes bem próximos.

Num dos seus sermões, Santo Agostinho explica a relação entre o nascimento de São João e a vinda ao mundo do Messias, Nosso Senhor Jesus Cristo:

João nasce de uma idosa estéril. Cristo nasce de uma jovem virgem. O futuro pai de João não acredita que este possa nascer e é castigado com a perda da fala; Maria acredita, e Cristo é concebido pela fé.

(...)
Apareceu como o ponto de encontro entre os dois Testamentos, o Antigo e o Novo. O próprio Senhor o testemunha quando diz: “A Lei e os Profetas até João Baptista”. João representa o Antigo e anuncia o Novo. Porque representa o Antigo, nasce de pais velhos; porque anuncia o Novo, é declarado profeta quando está ainda no ventre de sua mãe.

(...)
O facto de Zacarias recuperar a fala ao nascer João tem o mesmo significado que o rasgar-se do véu no templo, ao morrer Cristo na cruz. Se João se anunciasse a si mesmo, Zacarias não abriria a boca. Solta-se a língua porque nasce aquele que é a voz.  João é a voz no tempo; Cristo é, desde o princípio, a Palavra Eterna.”

São João Baptista é conhecido como modelo dos discípulos e apóstolos de Cristo. Com ele, podemos aprender a ser verdadeiramente cristãos:

- Praticar a virtude da humildade:  São João nunca se deixou exaltar pela sua missão, teve a coragem de se reconhecer sempre pequeno perante Aquele que anuncia e que estava para chegar;

- Reconhecer que a nossa missão no mundo começa no primeiro instante da nossa existência, quando somos concebidos: João foi amado e querido por Deus desde o seio materno e logo chamado a uma vida de intimidade com Cristo – “Ao ouvir a voz de Maria, o menino saltou de alegria no seu seio" (Lc 1, 39-40);

- Preparar a vinda do Senhor:  Tal como São João, somos chamados a estar preparados e a preparar o mundo para o encontro com Cristo, com uma mensagem exigente e uma vida austera, diferente daquela repleta de prazeres e honras, que o mundo nos propõe.

- Pregar a penitência: Através de uma vida extremamente coerente, São João não cessava de chamar os homens à conversão, advertindo: " Arrependei-vos e convertei-vos, pois o Reino de Deus está próximo".

- A fidelidade a Deus até ao limite: O amor e fidelidade a Jesus, ao Evangelho e à Igreja tem sempre os seus riscos. Tal como São João foi morto por causa da sua missão, também nós somos chamados a defender aquilo em que acreditamos até ao extremo, dando a vida por Cristo, se necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics