"Raios de Luz"


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Peregrinação Aniversária de Junho

Dom José Manuel Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, presidiu em Fátima à Peregrinação Aniversária de 12 e 13 de Junho, que faz memória da segunda aparição de Nossa Senhora em 1917.
Na sua homilia, fez referência à Mensagem de Fátima e, indo de encontro ao tema da Peregrinação “Que devo fazer para alcançar a Vida Eterna?”, desenvolveu também a questão da salvação e o que é preciso para a alcançarmos:

“Afinal quem pode salvar-se? Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível. O que não se pode conseguir pelas próprias forças, pode ser recebido como um dom. A salvação não se merece, a salvação acolhe-se.

O cristão é aquele que é capaz de dar o salto qualitativo da Fé, passar da pergunta, ‘Que fazer para alcançar a vida eterna?’  para a pergunta ‘Senhor, que queres que eu faça?” e responder ‘Eis-me aqui.’ Como dizia São Bernardo: ‘Deus não nos ama para que sejamos bons e belos, mas torna-nos bons e belos porque nos ama.’ ”

O Bispo de Bragança lembrou que as aparições de Fátima, não acrescentam nada de novo à Verdade revelada por Deus à Igreja, mas confirmam esta mesma Verdade, tornando-a também mais clara para os homens dos dias de hoje:

A mensagem de Fátima não tem o objectivo de completar a revelação feita pelo próprio Cristo, mas ajuda a viver melhor o Evangelho no nosso tempo. Na verdade não se encontra aqui nada que já não esteja presente na Revelação. Neste sentido, as aparições em Fátima não são a ampliação da revelação, mas constituem uma clarificação do querer Divino na situação histórica do nosso tempo.”

Tendo em conta que foi na Aparição de 13 de Junho de 1917 que Nossa Senhora mostrou aos Pastorinhos, pela primeira vez, o Seu Coração e que lhes foi pedida a Devoção ao Imaculado Coração de Maria, Dom José reflectiu também sobre esta devoção:

“A devoção ao Imaculado Coração de Maria converge para o centro do mistério da redenção, ou seja, no Coração Redentor morto na cruz. Neste mistério de graça e misericórdia, a redenção é maior que o pecado do mundo, como foi repetidamente dito na mensagem de Fátima. O chamamento materno à penitência e à conversão é a expressão do mesmo e único Mistério Pascal de Cristo.

Por fim, Dom José Cordeiro apresentou Nossa Senhora como “Mulher admirável de esperança”:

“Maria aprendeu a esperar. Esperou em confiança o nascimento do Seu Filho, anunciado pelo Anjo; perseverou no acreditar na palavra do mensageiro de Deus, esperou contra toda a esperança aos pés da cruz até ao sepulcro e viveu o sábado santo infundindo a esperança e consolação aos discípulos desiludidos.”

"E quem mais do que Maria poderia ser para nós estrela da esperança? Ela que pelo Seu sim, abriu ao próprio Deus a porta do nosso mundo?” (Papa Bento XVI, Encíclica Spe Salvi)

Homilia completa aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics