"Raios de Luz"


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Papa Bento XVI alerta para dizermos NÃO a uma cultura que nega Deus

«Comecemos com a primeira parte, a renúncia. São três, e tomo primeiramente a segunda: “Renunciais às seduções do mal para que o pecado não vos escravize?”. O que são essas seduções do mal? Na Igreja antiga, e ainda por séculos, aqui existia a expressão: “Renunciais à pompa do Diabo?”, e hoje sabemos qual era a intenção desta expressão “pompa do Diabo”.

(…)

Mas, além do sentido imediato da palavra “pompa do diabo”, quer-se falar de um tipo de cultura, de um modo de viver no qual não conta a verdade, mas a aparência, não se busca a verdade, mas o efeito, a sensação, e sob o pretexto da verdade, destroem-se os homens, que querem destruir-se e criar somente a si mesmos como vencedores.

Então, esta renúncia era muito real: era a renúncia a um tipo de cultura que é uma anti-cultura, contra Cristo e contra Deus.

(…)

Deixo agora, cada um de vós a reflectir sobre esta “pompa do diabo”, sobre esta cultura a que dizemos “não”. Ser baptizados significa justamente, basicamente, um emancipar-se, um libertar-se desta cultura.

Conhecemos também hoje um tipo de cultura no qual não conta a verdade; também se aparentemente quer-se mostrar toda a verdade, conta somente a sensação e o espírito de calúnia e destruição. Uma cultura que não busca o bem, na qual o moralismo é, no fundo, uma máscara para confundir, criar confusão e destruição."

Contra esta cultura, na qual a mentira se apresenta na veste da verdade e da informação, contra esta cultura que busca somente o bem-estar material e nega a Deus, dizemos “não”.»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics