"Raios de Luz"


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Quarta-feira de Cinzas - o início do "tempo favorável"



"Procurai o mérito, procurai a causa, procurai a justiça;
e vede se encontrais outra coisa que não seja a graça de Deus". (Sto. Agostinho)



O santo tempo da Quaresma que se inicia nesta quarta-feira, com a Imposição das Cinzas, convida-nos à conversão. Ao recebermos sobre a nossa cabeça as cinzas escutamos  uma das duas fórmulas possíveis: "Convertei-vos e acreditai no evangelho", ou "Recorda-te que és pó e ao pó hás-de voltar".

Não hesitemos em reencontrar o amor de Deus do qual muitas vezes no afastamos através do pecado. Com um verdadeiro espírito de penitência e arrependimento iniciamos o tempo favorável da Quaresma, como nos recordou São Paulo: "Aquele que não havia conhecido o pecado, diz ele, Deus o fez pecado por nós, para que nos tornássemos, nele, justiça de Deus" (2Cor 5, 21), para nos deixarmos reconciliar com Deus em Cristo Jesus.

A liturgia da Quarta-Feira de Cinzas aponta-nos como deve ser vivido todo o tempo da Quaresma: uma sincera conversão do coração a Deus. A imposição das cinzas que se faz neste dia deve fazer-nos conscientes da necessidade de uma mudança interior, de conversão e de penitência; bem como da fragilidade da condição humana.

Nestes quarenta dias que temos diante de nós até às solenidades Pascais devemos aprofundar esta extraordinária experiência espiritual. O Evangelho deste dia apresenta-nos Jesus a indicar quais são os instrumentos úteis para realizar uma verdadeira renovação interior: a esmola, a oração e o jejum. Estes gestos exteriores, demonstram a determinação do coração em servir Nosso Senhor com simplicidade e generosidade.

O jejum que somos convidados a fazer neste tempo não tem motivações de ordem física ou estética, mas provém da exigência que o homem tem de uma purificação interior; daquelas renúncias saudáveis que libertam o cristão do egocentrismo, tornando-o mais atento à Palavra de Deus e ao serviço dos irmãos como refere o Santo Padre na sua Mensagem para a Quaresma 2013.

Com a oração unimo-nos ao Senhor, procurando fazer presente a Sua Palavra e a Sua vontade nos nossos dias. Desta forma, não devemos esquecer o preceito da Igreja, de pelo menos pela Páscoa nos abeirarmos do Sacramento da Confissão. Com o coração limpo do pecado, de certo chegaremos a uma maior intimidade com Deus.

Através da esmola que damos, mais do que uma simples dádiva, está presente a caridade e a renúncia. Neste tempo devemos abster-nos de coisas supérfluas e partilhar com os que menos têm,.

São João Crisóstomo, numa das suas homilias dizia:  "Como no findar do Inverno volta a estação do Verão e o navegante arrasta para o mar a barca, o soldado limpa as armas e treina o cavalo para a luta, o agricultor lima a foice; assim também nós, no início deste sagrado tempo, quase no regresso de uma Primavera espiritual limpamos as armas como os soldados, limamos a foice como os agricultores e reorganizamos a nave do nosso espírito para enfrentar as ondas das paixões. "

Procuremos neste Tempo da Quaresma convertermo-nos a Deus de todo o coração, praticando a esmola e o jejum e fortificando a nossa oração para que possamos, tal como Santo Afonso Maria Ligório rezar ao nosso Redentor:

Ó meu amabilíssimo Redentor,
consenti que eu una a minha abstinência,
à que Vós, com tanto rigor, por mim quisestes observar no deserto.

Concedei também que nesta união
eu a ofereça ao Pai Divino,
como desconto dos meus pecados,
pela conversão dos pecadores
e em sufrágio das santas almas do Purgatório.

Tenho intenção de renovar todos os dias esta oferta,
durante o Santo Tempo da Quaresma,
«Vós, porém, ó Senhor,
concedei-me a graça de começar este solene jejum,
com divina piedade e de continua-lo com devoção constante»,
a fim de que, chegada a Páscoa,
depois de ter ressurgido conVosco para a vida da graça,
seja digno também de ressuscitar um dia par a vida eterna.

Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics