"Raios de Luz"


terça-feira, 10 de junho de 2014

Santo Anjo da Guarda de Portugal

Imagem do Anjo de Portugal,
venerada na Basílica de Mafra
Os Anjos, que fazem parte do mundo invisível a que se estende também a acção criadora de Deus, vivem inteiramente dedicados ao louvor e ao serviço de Deus. A inteligência humana tem dificuldade em exprimir a natureza dessas criaturas espirituais. A sua missão, porém, é-nos conhecida através da Bíblia - que, em tantos passos, dá testemunho acerca da existência dos Anjos - e também pela Tradição Católica.

Em Portugal a devoção ao Anjo da Guarda de Portugal é muito antiga. Na Basílica de Mafra existe uma escultura (na actual Capela do Santíssimo Sacramento) deste Anjo. No entanto, a devoção ao Anjo Custódio de Portugal tomou um incremento especial com as aparições do Anjo, em Fátima, aos Pastorinhos.

A fim de prepará-los para aceitar e divulgar a Mensagem de Fátima, a Providência Divina enviou-lhes em 1916 o Anjo de Portugal para manifestar os desígnios de misericórdia que Jesus e Maria tinham sobre eles:

«- O que fazeis? - perguntou. - Rezai, rezai muito! Os Corações de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios, em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores. Atraí, assim, sobre a vossa Pátria a paz. Eu sou o Anjo da sua guarda, o Anjo de Portugal. Sobretudo aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar».
(Das Memórias da Irmã Lúcia).

A devoção ao Anjo de Portugal cresceu tanto que o Venerável Papa Pio XII mandou inserir esta comemoração no Calendário Litúrgico português, para ser celebrada no Dia de Portugal, 10 de Junho.

A Liturgia desta Memória, aprovada pela Santa Sé para a Conferência Episcopal Portuguesa, traz a seguinte Colecta (Oração do Dia):

‘Deus eterno e omnipotente, que destinastes a cada nação o seu Anjo da Guarda, concedei que, pela intercessão e patrocínio do Anjo de Portugal, sejamos livres de todas as adversidades. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.'

Santo Anjo da Guarda de Portugal, intercedei pelo povo a vós confiado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics