"Raios de Luz"


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Consagração do Mundo pelo Papa Pio XII

Com a aparição de Nossa Senhora em Fátima, a 13 de Julho de 1917, os Pastorinhos tiveram a graça de uma mensagem e duas visões que constituem o chamado ‘Segredo de Fátima’. Nesta aparição, a Virgem Mãe pediu a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração. Ao longo dos anos, com os escritos da Irmã Lúcia e os interrogatórios normais feitos pela Igreja para atestar a veracidade das aparições, o mundo foi conhecendo um pouco desta revelação.

Dos diferentes quadrantes da sociedade vinham reacções de espanto e de interrogação, bem como de acolhimento da mensagem por um ou de uma recusa firme por outros. O mundo estava em guerra. Milhares de mortos bem como perseguições à Igreja e ao Santo Padre marcavam o dia-a-dia da história da Humanidade.
A31 de Outubro de 1942 o mundo ouvia com surpresa as palavras do Papa Pio XII a consagrar «…todo o mundo dilacerado por cruciais discórdias… nomeadamente aqueles (povos) que vos professam especial devoção, onde não havia casa que não ostentasse o vosso venerando ícone, hoje talvez escondido e reservado para melhores dias».

No último dia do mês de Outubro, mês tradicionalmente dedicado ao Rosário e um mês fortemente Mariano, ou não fosse em Outubro de 1917 que a Virgem Maria apareceu pela última vez aos Pastorinhos de Fátima, o Santo Padre enviou uma radiomensagem ao mundo, e em especial ao povo português.

Com esta mensagem, o Santo Padre quis atender ao pedido de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, tal como a Irmã Lúcia lhe havia referido numa carta de Dezembro de 1940. Com estas palavras, o Sumo Pontífice fazia alusão, indirectamente, à Rússia que estava separada de Roma e na qual proliferava o comunismo ateu.

Se do lado comunista era notória uma postura contra a sua consagração, em Fátima a Senhora pedia insistentemente não a sua aniquilação, mas a sua conversão, não a sua morte, mas a sua renovação. Cedo em Fátima se começou a rezar pela Rússia, e a partir dali pediu-se intensamente que por ela se rezasse, a ponto de se poder afirmar, como o fez o Senhor Dom Alberto Cosme do Amaral, que «em nenhum outro lugar do mundo se amou tanto a Rússia, como em Fátima».

Mas fixemo-nos nas palavras do Sumo Pontífice, o Papa Pio XII no dia 31 de Outubro de 1942:

«Rainha do Santíssimo Rosário, Auxílio dos Cristãos, refúgio do género humano, vencedora de todas as grandes batalhas de Deus! Ao Vosso trono, súplices nos prostramos, seguros de conseguir misericórdia e de encontrar graça e auxílio oportuno nas presentes calamidades, não pelos nossos méritos, de que não presumimos, mas unicamente pela imensa bondade do Vosso Coração materno.»

«A Vós, ao vosso Coração Imaculado, Nós como Pai comum da grande família cristã, como Vigário d’Aquele a quem foi dado todo o poder no Céu e na terra, e de quem recebemos a solicitude de quantas almas remidas com o Seu sangue povoam o mundo universo, — a Vós, ao Vosso Coração Imaculado, nesta hora trágica da história humana, confiamos, entregamos, consagramos não só a Santa Igreja, corpo místico de Vosso Jesus, que pena e sangra em tantas partes e por tantos modos atribulada, mas também todo o mundo, dilacerado pelas discórdias, abrasado em incêndios de ódio, vítima de sua próprias iniquidades.»

A consagração do mundo feita pelo Papa Pio XII, apesar de não ter sido feita do modo que Nossa Senhora tinha pedido a Lúcia, contribuiu fortemente para o fim da Segunda Grande Guerra Mundial. Hoje o mundo sofre os horrores de uma guerra silenciosa, de uma guerra que tem como objectivo silenciar Deus da história e todos os valores católicos.

Confiemos a nossa oração e a nossa vida ao Coração Imaculado da Virgem Maria, Ela que é Refúgio dos pecadores e Consoladora dos aflitos. Só com o Seu amor de Mãe e com a oração do Terço conseguiremos aniquilar o Mal que nos rodeia.

1 comentário:

  1. Em primeiro têm uma página muito interessante e é bom ver que há jovens que fazem uma Igreja viva.
    O artigo de Pio XII está muito bem feito e agora que este Papa anda na moda, por causa dos Judeus na Segunda Guerra. Na minha opinião ele salvou os Judeus (pois há uma carta dele que diz que veria para Portugal, ou o novo Papa seria o Cardeal Cerejeira). Esperemos que Francisco dê autorização para a abertura dos arquivos.
    Teresa Soares

    ResponderEliminar

Analytics