"Raios de Luz"


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Domingo XXVII do Tempo Comum

O Evangelho do XXVII Domingo do Tempo Comum convida-nos a aderir, com coragem e radicalidade, ao projecto de vida que Jesus veio oferecer ao homem, adesão esta que é feita pela Fé.

Depois das exigências que Jesus fez aos discípulos, como ouvimos nos Evangelhos dos Domingos anteriores, eles sentem que por si só não conseguem e pedem: “Aumenta a nossa fé!”
O que é que a fé tem a ver com as exigências de Nosso Senhor? A Fé, além de também ser a adesão aos dogmas da Igreja ou a um conjunto de Verdades por Deus divinamente reveladas, é acima de tudo a adesão ao projecto que Deus tem para nós. Sabemos que esta adesão não é um caminho cómodo e fácil, pois requer um compromisso radical, consecutivas vitórias sobre a nossa própria fragilidade e a coragem de abandonar o comodismo e o egoísmo…
Pedir a Jesus que nos aumente a Fé significa pedir que nos dê a força e a coragem necessárias para corresponder ao Seu convite de sermos fiéis ao que Ele nos ensina através da Igreja.
Quem adere a esta proposta, ou seja, aceita a força da Fé que vem de Deus com coragem e determinação é capaz de autênticos “milagres”. Podemos ver, nas Escrituras, quantas vezes a tenacidade e a coragem dos discípulos de Jesus transformaram a morte em vida, o desespero em esperança, as trevas em luz!
Em suma, o que Jesus nos pede no Evangelho do próximo Domingo é que percorramos, com coragem e empenho, os caminhos de Deus. Quando aceitarmos percorrer esse caminho, seremos capazes de coisas espantosas, pois os outros verão a acção de Deus na nossa vida e as nossas acções, com a ajuda de Jesus, ajudarão a transformar os rumos do mundo e da História.
Perguntemo-nos se temos cumprido humildemente o papel que Ele nos confia: dar graças pelos Seus dons, especialmente o dom da vida, e dar a conhecer Jesus Cristo aos outros, através do nosso testemunho.
E sabemos que, cumprida a nossa missão, havemos de nos sentir, como acaba o Evangelho, «inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer». Que alegria se nos sentirmos assim, um dia, quando nos entregarmos eterna e confiadamente nas mãos de Deus!
PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA

Entrada: Toda a terra Vos adore, Senhor - CEC II, pág.13 [partitura]
Ofertório: O Templo de Deus é Santo - OC, pág. 192 [partitura]
Comunhão: Formamos um só corpo - NCT, 265 [partitura]
Pós-Comunhão: Ave, o Theotokos - Carlos Silva, Cânticos do Santuário de Fátima [partitura]
Final: Senhor, eu creio que sois Cristo - CEC II, pág. 42-43 [partitura]

CEC II - Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. II;
NCT - Novo Cantemos Todos;
OC - Orar Cantando.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics