"Raios de Luz"


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

São Francisco de Assis, Pai dos pobres

Imagem venerada na Igreja do Sobreiro
A 4 de Outubro a Igreja celebra a Memória de São Francisco de Assis, um diácono que praticou de modo tão excelente na Terra as virtudes evangélicas quem segundo a tradição, mereceu no Céu o lugar de um Anjo da mais alta hierarquia celestial: um Serafim. Por isso, São Francisco é também chamado de ‘Seráfico Patriarca’.

Na juventude, sonhou com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o "status" que a sua condição exigia, e aos vinte anos, alistou-se como cavaleiro no exército. No entanto, pouco tempo depois teve um sonho revelador no qual era convidado a seguir antes a Deus que aos homens e, em 1206, aos 24 anos de idade e para espanto de todos, Francisco abandonou tudo: as riquezas, ambições, orgulho, e até a roupa que usava, para propor ao mundo, em perfeita alegria, o ideal evangélico de humildade, pobreza e castidade.

Isto foi tido como uma verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa, merecendo o rótulo de “o louco de Assis”.

Já inteiramente mudado de coração, passou um dia pela igreja de São Damião, abandonada e quase em ruínas. Entrou para rezar e ajoelhou-se devotamente diante do Crucifixo. Tocado por uma sensação insólita, sentiu-se todo transformado. Pouco depois, a imagem do Crucificado mexeu os lábios e falou com ele. Chamando-o pelo nome, disse: "Vai, Francisco, e repara a minha casa que, como vês, está em ruínas".

Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos, cuja ordem foi aprovada pelo Papa Inocêncio III. Santa Clara, sua amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas.

Nesta fase da sua vida, São Francisco dedica-se intensamente à pregação e faz longas viagens missionárias, para levar aos homens a mensagem evangélica de Paz e Bem.

Em 1224, no dia 14 [há autores que referem o dia 17] de Setembro, São Francisco recebeu os estigmas, ou seja, as marcas das chagas de Jesus crucificado no seu próprio corpo. Este acontecimento ocorreu no Monte Alverne, configurando São Francisco plenamente à Paixão de Cristo.

Já debilitado fisicamente pelas duras penitências, entrou na última etapa da sua vida e morreu na maior pobreza ao anoitecer do dia 3 de Outubro de 1226, enquanto ouvia o Evangelho de São João, na passagem do envio dos Apóstolos.

ORAÇÃO A SÃO FRANCISCO DE ASSIS

São Francisco de Assis, modelo de perfeição evangélica,
que ocupais no Céu o lugar mais elevado!
Intercedei por nós diante do Trono de Deus,
para que imitemos corajosamente
o vosso exemplo de despreendimento, oração e penitência.


Ó Pai dos pobres,
enchei o nosso coração de amor a Deus
e compaixão pelos nossos irmãos,
principalmente os mais necessitados.
Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics