"Raios de Luz"


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sagrada Família, modelo das Famílias cristãs

No primeiro Domingo depois do Natal, a Igreja celebra a festa da Sagrada Família. Ensina-nos o Catecismo da Igreja Católica: "Cristo quis nascer e crescer no seio da Sagrada Família, José e Maria."

O Concílio Vaticano II chama a família, usando uma antiga expressão, de "Ecclesia domestica", isto é, "Igreja doméstica". É no seio da família que os pais são "para os filhos, pela palavra e pelo exemplo, os primeiros mestres da fé". 

A Família de Nazaré sempre foi e sempre será o modelo para todas as famílias cristãs. Acima de tudo, vemos uma família que vive por Deus e para Deus; o seu projecto é fazer a vontade de Deus.

A Sagrada Família é a escola das virtudes por meio da qual todos devemos aprender e viver nos nossos lares:

Jesus é o filho obediente, como nos relata São Lucas, "e Ele lhes era submisso" (cf. Lc 2,51). A primeira lição que Jesus nos deixou na família é a de que os filhos devem obedecer aos pais, cumprindo bem o Quarto Mandamento da Lei de Deus.

Maria é a mulher submissa a Deus e a José, inteiramente a serviço de Deus: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra" (Lc 1,38). A vontade d' Ela é a vontade de Deus; o plano d' Ela é o plano de Deus.

José é o pai e esposo fiel e trabalhador, homem "justo" (Mt 1, 19), homem santo, pronto a ouvir a voz de Deus e cumpri-la sem demora. Foi o defensor do Menino e da Mãe, os tesouros maiores de Deus na Terra. Com o trabalho humilde de carpinteiro deu sustento à Família de Deus, deixando-nos a lição fundamental da importância do trabalho, qualquer que seja este.

A Sagrada Família ensina aos homens de hoje que a família – segundo o plano de Deus – deve ser formada por um casal e sua descendência: um homem e uma mulher, que geram os seus filhos; Não são de Deus as "famílias alternativas" que os tempos de hoje nos querem propor. Qualquer "família" que não esteja enquadrada neste plano de Deus torna-se numa caricatura da verdadeira família.

O conceito cristão de família só se poderá reencontrar se a sociedade tiver como modelo a Sagrada Família de Nazaré e copiar o seu modo de vida: serviçal, religioso, moral, trabalhador, simples, humilde e amoroso. 

Sem isso, não haverá verdadeira família, nem sociedade feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics