"Raios de Luz"


domingo, 11 de dezembro de 2011

"Ele não era a Luz..."

A missão de João é “dar testemunho da luz”. A “luz” representa a realidade que vem de Deus e com a qual Deus Se propõe construir para os homens um mundo novo de vida definitiva e de felicidade total. João não actua por sua própria iniciativa, mas em resposta à escolha divina e para concretizar uma missão que Deus lhe confiou.

Por outro lado, embora enviado por Deus, João não é a luz – isto é, ele não tem a capacidade de eliminar as trevas que escurecem a vida dos homens, porque não tem a capacidade de dar vida aos homens. João é apenas “a testemunha” que tem a missão de preparar os homens para acolher Esse que vai chegar é que será a Luz e a Vida.

A “voz”, através da qual Deus fala, convida-nos a endireitar “o caminho do Senhor”. É um convite a deixar as trevas e a nascer para a luz. Aceitar este convite implica abandonar todo o pecado: a mentira, os comportamentos egoístas, as atitudes injustas, os gestos de violência, os preconceitos, a discriminação injusta, o comodismo, a auto-suficiência, tudo o que suja a nossa vida, que nos torna escravos e que nos impede de chegar à verdadeira felicidade, que é Deus.

Quando nos instalamos no nosso comodismo, no nosso bem-estar, na nossa auto-suficiência, fechamos as portas a Deus, que é a Luz, e permanecemos a viver nas trevas. Desta forma, não reconheceremos Jesus quando Ele vier ao nosso encontro e não O deixaremos entrar na nossa vida.

A Liturgia deste III Domingo do Advento convida-nos assim a abrir o coração ao desafio que Deus nos faz de abandonarmos as trevas e deixarmos que esta Luz nos ilumine e guie os nossos passos.

Fonte (Adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics