"Raios de Luz"


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Retiro de Preparação do novo Ano Pastoral

No passado Sábado, dia 22 de Setembro, o Grupo de Jovens do Sobreiro rumou até à capela de Nossa Senhora do Arquitecto, para, nas imediações deste templo dedicado à Virgem Mãe, poder retirar-se dos afazeres diários e dedicar algum tempo à oração, meditação e programação do próximo ano pastoral.

A manhã começou bem cedo com a oração de Laudes, seguindo-se um momento de reflexão e catequese proferida pelo assessor do grupo, o José Pedro Costa, que sugeriu a leitura da Carta de proclamação do Ano da Fé, de forma a melhor se compreender e viver este Ano que a Igreja vai iniciar no próximo dia 11 de Outubro.

Durante cerca de uma hora e meia, o assessor foi falando acerca da definição de Deus. Inicialmente, dado o tema "O Deus em que acredito", cada jovem foi convidado a escrever, durante breves segundos, "o que pensa que Deus é" e o que "Deus não é".

Depois, a partir da leitura e reflexão de vários textos e documentos, o Grupo concluiu que nunca se conseguirá definir Deus com exactidão, porque Ele ultrapassa a compreensão humana. No entanto, a "definição" mais aproximada que se pode ter de Deus está resumida na palavra "Misericórdia".

Esta definição contempla mais do que um simples amor de Deus por cada homem. Por Misericórdia entende-se, segundo o seu significado original, uma força, uma emoção interior, apenas comparada - no plano humano - com o amor e vínculo maternal que liga uma mãe ao seu filho, um amor de desejo, vindo do mais íntimo do ser. É com este amor misericordioso, que nasce do seio da Santíssima Trindade, que Deus olha, cuida, protege e ampara cada filho Seu.                                                        

Assim, pode resumir-se a relação que Deus tem com cada homem numa tríade: Ternura - Misericórdia - Compaixão. Ele ama-nos com um amor puro, reconhece as nossas faltas e limitações e compadece-se delas, estando disposto a esquecê-las e a perdoá-las quando nos propomos a ser e a viver cada vez mais como Seus filhos.

A segunda parte da manhã esteve a cargo do vogal de formação que deu a conhecer ao grupo qual é o símbolo oficial da Igreja para o Ano da Fé e qual o significado de cada um dos elementos que constituem esse logótipo. De seguida, e tendo por base a barca que constitui o referido símbolo, foi apresentado um sonho de São João Bosco - As duas colunas: a Eucaristia e a Devoção à Santíssima Virgem - no qual este Santo compara a Igreja à embarcação que é atingida pelos seus inimigos sob a forma de insultos, malidicências e blasfémias. A barca chega a bom porto e alcança a paz quando é ancorada aos pilares da Eucaristia e da Devoção a Maria Santíssima.

Após o almoço e um pequeno tempo de descontracção, o grupo voltou ao trabalho para reflectir sobre os aspectos que no ano passado correram menos bem e de que modo cada elemento poderá contribuir para o bom desempenho das actividades no próximo ano. Foi um momento bastante produtivo, uma vez que foram levantadas várias questões e contornados algumas dificuldades.

Os trabalhos do grupo no Vale do Arquitecto terminaram com a programação das actividades para o próximo ano, que desde já se avizinha bastante preenchido de formação, oração e acima de tudo, vontade de crescer na fé.

O dia terminou com a oração do Terço na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, seguido de Missa. Acima de todas as actividades e momentos de reflexão, este dia foi propício para a troca de ideias e para reflexão.


Confiamos o próximo ano à protecção da Virgem Maria,
 Aquela que foi e continua a ser o «Auxilium Cristianorum» -  Auxílio dos Cristãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics