"Raios de Luz"


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Glória a Ti, Vicente de Paulo!


A Igreja celebrou hoje a memória de São Vicente de Paulo, Padroeiro da Juventude Mariana Vicentina. Como tal, a JMV Sobreiro não quis deixar passar em branco esta data tão importante para a Família Vicentina.

Ao final da tarde, os jovens participaram na Missa celebrada na Basílica de Mafra, ficando a I Leitura, Salmo e Oração dos Fiéis a cargo de elementos do Grupo. 


De seguida, rumou-se à Capela do Santíssimo Sacramento da Igreja do Sobreiro, onde estava exposta à veneração uma imagem de São Vicente, tendo sido rezado o Terço com a comunidade às 19h, orientado pela JMV Sobreiro, como é habitual às Quintas-feiras.

Antes do início do Terço, foram distribuídas pagelas com uma oração a São Vicente para que todos os presentes pudessem rezar com o Grupo ao seu Santo Padroeiro.

Nos mistérios do Terço, após uma introdução inicial, meditaram-se em vários aspectos que caracterizam a Caridade cristã, apresentando o exemplo de São Vicente e de Nossa Senhora, como modelos exemplares da prática desta virtude.

Os cânticos estiveram também a cargo dos jovens, tendo sido cantadas estrofes de um Hino a São Vicente no fim de cada mistério.

O Padroeiro da JMV foi também, na sua vida terrena, um propulsor do zelo que os sacerdotes devem ter no seu trabalho pastoral. Assim, as três Avé-Marias finais foram rezadas pelos sacerdotes e pela santificação do Clero.

Por fim, rezou-se a oração previamente distribuída e o Terço terminou com os jovens a entoarem o Hino da JMV, cantando a estrofe relacionada com o amor de São Vicente aos pobres e como esse amor nos deve impelir a sermos missionários e anunciadores do evangelho.

Foi, assim, um dia celebrado de uma forma simples, mas repleto de significado: Unidos a toda a Igreja, venerámos a memória deste grande Santo, pedindo a sua protecção e a de Nossa Senhora para o novo Ano Pastoral que se aproxima.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics