"Raios de Luz"


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a"

Neste Domingo, o XXVI do Tempo Comum, Jesus faz uma série de avisos aos seus discípulos. Um deles é um aviso duro e intransigente àqueles que “escandalizam os pequeninos”.

Escandalizar é dar um mau exemplo, melindrar, chocar e ferir as crenças e valores de alguém. No Evangelho de São Marcos, a palavra “escandalizar” tem um significado um pouco diferente, pois refere-se aos obstáculos que criamos aos outros, de maneira a que eles não conheçam Jesus ou que desistam de O seguir seja por maus exemplos, palavras e até pelos silêncios e omissões, quando somos chamados a dar o nosso testemunho de cristãos.

Os “pequeninos” de que Jesus fala são, além das crianças, os pobres, doentes e todos os que estão numa situação de fragilidade, fraqueza ou de necessidade. As palavras duras e firmes de Jesus são um aviso para aqueles que impedem que Ele seja conhecido, amado e que a Sua mensagem chegue a todos os povos. Assim, como cristãos, como discípulos de Cristo, devemos evitar qualquer atitude que possa afastar alguém de Jesus e da Sua Igreja. É nosso dever dar sempre bom exemplo e testemunhar com a vida a Fé que professamos e desejar que Nosso Senhor seja cada vez mais conhecido e adorado.

Fazer – ou não fazer, por omissão – alguma coisa que afaste alguém de Cristo e da Igreja é verdadeiramente inadmissível. Por isso as palavras tão fortes do Salvador: “Melhor seria que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar” .

Mas Jesus vai ainda mais além! Para reforçar a importância de O seguirmos e de fazermos os outros segui-Lo e amá-lo para alcançarmos a salvação, Ele volta a usar expressões severas:  “Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a (…) Se o teu pé é para ti ocasião de escândalo, corta-o (…) E se um dos teus olhos é para ti ocasião de escândalo, deita-o fora”.

Nosso Senhor refere-se à absoluta necessidade de eliminar todas as acções que nos afastam d’Ele, corrigir os caminhos errados que o mundo nos propõe e que teimamos em seguir e evitar os maus pensamentos que tantas vezes nos levam ao pecado.

Estando em causa o último destino do homem, aparecem no fim do Evangelho repetidas referências  a um castigo na “Geena”, onde o verme não morre e o fogo não se apaga”.  A Geena era um vale situado perto de Jerusalém, onde eram enterrados os mortos e onde, dia e noite, era queimado o lixo da cidade. Jesus usa aqui esta imagem para nos fazer perceber a importância de não causarmos escândalo – de não impedirmos os outros de chegarem a Ele – sob pena de nos condenarmos eternamente ao fogo do Inferno, privados de uma vida eterna na glória do Céu.

Somos assim convidados, ao longo desta semana, a pensar no que precisamos cortar na nossa vida, para nos identificarmos cada vez como discípulos de Cristo. Ao mesmo tempo, meditemos um pouco nas vezes que, com o nosso mau exemplo, palavras rudes ou por omissões, impedimos que os outros chegassem a Jesus ou fizemos com que d’Ele se afastassem, formulando um firme propósito de emenda.

Por fim, peçamos a Deus que nos faça verdadeiros propagadores do Evangelho de Jesus Cristo, que quer ser conhecido em toda a Terra, para que todos se salvem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics