"Raios de Luz"


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Natividade da Virgem Santa Maria



“Se Maria tivesse nascido imediatamente após a Sua Imaculada Conceição, já teria vindo ao mundo mais rica em méritos e mais Santa do que toda a corte dos Santos. Imaginemos, agora, quanto mais Santa nasceu a Virgem, vendo a luz do mundo só depois de nove meses, os quais passou a adquirir novos privilégios e graças no seio materno!”

(Santo Afonso Maria de Ligório)

No dia 8 de Setembro a Igreja celebra a Festa da Natividade de Nossa Senhora, lembrando o Seu nascimento, precisamente nove meses depois da Sua Imaculada Conceição.

Este é o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano de salvação, pois era necessário que se construísse a casa, antes que Nosso Senhor descesse do Céu para n’Ela habitar. Esta casa - que é Maria - foi construída de modo perfeito, pela própria mão de Deus, com todas as graças necessárias para que por Ela, viesse ao mundo o Criador do Universo.

Depois de ter sido maravilhosamente concebida sem a mais leve sombra do pecado, a Menina Celeste aparece na Terra como promessa de Salvação, como a aurora que anuncia o Sol.

Nasce de uma idosa estéril, para que este acontecimento se torne ainda mais admirável, no meio de lágrimas, penitências e orações que São Joaquim e Santa Ana faziam para alcançarem a graça de serem pais.

E assim, um casal estéril dá ao mundo a nova Arca da Aliança, o Sacrário Vivo, Aquela que, por Sua vez, dará a humanidade ao próprio Deus. Deste casal nasce uma menina, que se tornará n’Aquela que há-de vencer todas as seduções do Mal durante a Sua vida e que há-de esmagar a cabeça do Demónio com o Seu calcanhar virginal.

Este dia é de alegria no Céu e na Terra: Os Anjos alegram-se, rodeiam o berço e cantam Hinos a esta Santíssima Menina, pois as portas do Paraíso estão prestes a ser de novo abertas. Os homens exultam, pois na noite do mundo já desponta a suave aurora d’Aquela que traz a Luz à humanidade.


Hino de Vésperas da Liturgia das Horas


Convosco, Virgem Maria,
Vencedora da Serpente,
Convosco nasceu o dia
Da manhã mais refulgente.

Quando Deus Vos escolheu
Para nos dardes Jesus,
Foi a alegria do Céu
Que encheu o mundo de luz.

Sem pecado concebida,
Isenta de todo o mal,
Sois a vara reflorida
Da velha estirpe real.

Mas Vossa maior grandeza,
Na terra como nos Céus,
Vem da excelsa realeza
De serdes a Mãe de Deus.

Os Anjos cantam nos Céus,
Na terra cantamos nós.
Louvamos convosco a Deus,
Louvamos a Deus por Vós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics