"Raios de Luz"


sábado, 18 de agosto de 2012

Quarta Aparição de Nossa Senhora em Fátima - 19 Agosto de 1917


Era meio-dia de 13 de Maio de 1917, quando Nossa Senhora apareceu pela primeira vez a três Pastorinhos em Fátima. Depois do assombro e da surpresa inicial, Lúcia perguntou à Branca Senhora:  

- “Que é que vocemessê me quer?” 

Ao que a Virgem respondeu: 

-“Quero que venham aqui, durante seis meses seguidos, nos dias 13 a esta mesma hora. Depois direi quem sou e o que quero”.

Os Pastorinhos assumiram então o compromisso de se deslocarem à Cova da Iria todos os meses, para responderem ao pedido da Senhora. 

Rapidamente a notícia das aparições se espalhou e, nos meses seguintes, já multidões se juntavam no lugar escolhido pela Mãe de Deus para aparecer às três crianças. Esta situação não agradou ao Administrador de Ourém – freguesia a que Fátima pertencia.

Ele era republicano, ateu e inimigo da Religião. No dia 13 de Agosto, deslocou-se a casa dos videntes e prontificou-se a levar no seu carro os Pastorinhos até à Cova da Iria. Apesar de alguma resistência por parte dos pais, lá os convenceu a deixarem as crianças irem com ele. Mas tudo não passava de uma armadilha.

As crianças foram levadas pelo Administrador para a cadeia, onde estiveram durante dois longos dias sujeitas a interrogatórios constantes, pressões para negarem as aparições e até receberam dolorosas ameaças de morte. Mas eles mantiveram-se sempre firmes na verdade e na oração. Furioso, e vendo que nada conseguia dos pequeninos pastores, o Administrador libertou-os no dia 15, festa da Assunção de Nossa Senhora.

No dia 19 de Agosto, estava a Lúcia a pastorear com o Francisco e com o seu irmão mais velho, João, num lugar chamado Valinhos, nas proximidades de Fátima. De repente, a Lúcia viu o habitual relâmpago e assistiu a um empalidecer do sol. Percebendo que Nossa Senhora estava a chegar, mandou chamar a Jacinta à pressa. Assim que chegou a mais pequenina dos videntes, viram Nossa Senhora, que lhes disse com bondade e tristeza: “Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores. Vão muitas almas para o Inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”.

A melhor maneira de louvarmos e de mostrarmos que amamos a Virgem Santíssima é fazermos o que Ela pediu. Pensemos no Seu Imaculado Coração aflito, por ver tantos filho a caminho do abismo.

Ao lembrarmos hoje a quarta aparição de Nossa Senhora de Fátima nos Valinhos, respondamos ao apelo da Mãe do Céu e, imitando os Pastorinhos de Fátima, rezemos o Terço pelos pecadores e pela sua conversão.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics