"Raios de Luz"


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

"Foi por toda a Galileia, pregando e expulsando os demónios."

O Evangelho do próximo Domingo leva-nos a olhar para Jesus como Aquele que não se limita a anunciar a salvação. De facto, S. Marcos inicia o seu Evangelho com alguns episódios da vida de Jesus ao longo de um dia. A intenção do Evangelista é mostrar a acção de Jesus em todos os seus aspectos: desde pregar no templo, confortar os que sofrem, curar doentes ou expulsar demónios.

Jesus é o Senhor da vida e da História, Aquele que nos traz a salvação e que liberta o homem das suas misérias e fraquezas. Na Sua vida terrena, Cristo manifestou o Seu poder curando alguns doentes, entre os quais a sogra de Pedro, como podemos escutar no Evangelho deste Domingo. Mas estas curas não devem fazer com que Jesus seja confundido com um “milagreiro”, já que isso seria um menosprezo às obras de salvação que Ele realizou, para nos manifestar o infinito amor de Deus.

Assim, a cura da enfermidade física da sogra de Pedro e a libertação de vários possessos aparecem, neste Evangelho, como sinais manifestados ao povo para que este reconheça Quem é Jesus. Com estas acções, Cristo estimula o homem a buscar a plenitude do Reino, a aspirar às coisas do Alto.

Por fim, podemos dizer que as obras de Jesus em favor dos homens, que o Evangelho deste Domingo nos apresenta, mostram a eterna preocupação de Deus com a vida dos Seus filhos, principalmente com aqueles que mais sofrem.

Talvez nem sempre entendamos o sentido dos sofrimentos que vamos encontrando ao longo da vida. O projecto de Deus para os homens pode não ser o mesmo que o mundo tem para lhes oferecer. O projecto de Deus para cada um de nós é conduzir-nos ao Seu encontro, ao Seu Reino, onde estarão ausentes o sofrimento, o pecado, a maldição e a morte. Neste Reino, cada pessoa terá acesso à vida verdadeira e à felicidade definitiva.

Fonte (Adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics