"Raios de Luz"


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Encontro Sub-16 da JMV




No passado fim-de-semana, a JMV Sobreiro acolheu o XIII Encontro Sub-16 da Juventude Mariana Vicentina. Foram quatro dias de convívio, partilha, oração e reflexão acerca do que é ser JMV e como São Vicente de Paulo, Santa Luísa Marillac, Santa Catarina Labouré e o Beato Fréderic Ozanam devem servir de exemplo de fé e de vida para cada um de nós.


Na sexta-feira, dia 17, foi o acolhimento dos adolescentes e a distribuição dos mesmos pelas famílias de acolhimento.


O Grupo do Sobreiro preparou uma apresentação relativa às coisas que nos afastam de Deus e como a JMV, com as suas raízes firmes na Fé, pode ajudar os jovens dos dias de hoje a encontrarem em Jesus e na Igreja o caminho certo para as suas vidas. Uma noite que terminou já de madrugada para o Conselho Regional e para o Centro Local do Sobreiro, mas que serviu para que o resto do Encontro decorresse da melhor forma.

O dia de Sábado começou bem cedo, com o pequeno almoço e oração da manhã. Logo depois, foram os jovens divididos por comunidades para se iniciarem as actividades.
Antes de almoço, os jovens olharam para o exemplo de vida de São Vicente e de Santa Luísa e para a forma como estes dois santos viveram as suas vidas em prol dos mais pobres e dos mais necessitados.
Já da parte da tarde, foi apresentado o exemplo de vida de Santa Catarina Labouré, seguido do ensaio de cânticos para a Missa de Domingo.

Após o jantar, teve lugar uma Vigília Mariana, precedida de uma caminhada desde o Pavilhão até à Igreja, na qual os jovens puderam vivenciar os mesmos sentimentos de Jesus e de Maria no percurso para o Calvário.

Já na Igreja, onde os adolescentes iam chegando pouco a pouco, estava exposto o Santíssimo Sacramento para adoração. Após alguns cânticos e textos de meditação, o Padre Luís Barros explicou o significado do altar estar disposto de maneira diferente - como quando a Missa é celebrada no Rito "Antigo" - e a importância de, como Igreja Peregrina, estarmos todos voltados para Jesus, lembrando que a nossa vida é uma caminhada para o Céu.


Em seguida, foi dada a bênção com o Santíssimo Sacramento e os jovens foram saindo para poderem tomar um leite quente, antes de irem para as casas de acolhimento.

O dia mais preenchido foi o Domingo, que começou bem cedo, novamente com o pequeno-almoço, imediatamente antes da Missa, que foi celebrada pelo Padre Luís e concelebrada pelo Padre Leitão e contou com a presença não só dos jovens, mas de toda a comunidade.

Durante a homilia, o Padre Leitão falou sobre as raízes da JMV e da sua história, sempre ligada a Maria. No momento de Acção de Graças, foi entoado um cântico a Nossa Senhora, no qual pedimos a Sua protecção para as nossas vidas.


Após a Missa, foi partilhado no adro da igreja um bolo gigante, comemorativo dos 16 anos de existência do Grupo de Jovens do Sobreiro e também do Encontro que se estava a realizar.


Seguiu-se o almoço e iniciaram-se os preparativos para uma "Manifestação", na qual os adolescentes percorreram as ruas do Sobreiro com cartazes e faixas, mostrando publicamente o seu orgulho em serem cristãos e jovens da JMV.


Antes de se iniciar o pedy-paper, foi tirada uma fotografia  de grupo a partir da torre da igreja. O pedy-paper terminou no pavilhão, onde já começavam os preparativos para o baile de Carnaval e para o churrasco .

A noite terminou entre muita folia, dança e festa e também algum cansaço!

Finalmente, na segunda-feira, dia 20, teve lugar a avaliação do Encontro e as despedidas.




Foi um Encontro marcante, não só para os jovens que nele participaram mas também para toda a comunidade do Sobreiro que abriu as portas para acolher estes "filhos de Maria".


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics