"Raios de Luz"


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Vigília de Oração - 'A Jesus por Maria'



Na passada sexta-feira, dia 5 de Julho, os jovens da Vigararia de Mafra reuniram-se na igreja do Sobreiro para uma noite de oração, sob o tema ‘A Jesus por Maria’. Esta vigília contou com a presença do Pe. Paulo Pires, ordenado sacerdote no passado dia 29 de Junho.

 Após um cântico eucarístico inicial, foi solenemente exposto o Santíssimo Sacramento. Depois de rezadas as orações ensinadas pelo Anjo aos Pastorinhos de Fátima, foram lidos excertos de Cartas da Irmã Lúcia, nos quais ela medita nestas mesmas orações e em como é necessário desejar a salvação e rezar pela conversão dos pecadores.

De seguida, foi feito algum tempo de silêncio para adoração e meditação individual. Após este tempo, foi lida uma leitura do Antigo Testamento e entoado um Salmo. Ambas evocavam a ‘sede de Deus’, o desejo de Deus que a nossa alma deve ter.

A leitura do Evangelho (o encontro de Jesus com a Samaritana), feita pelo Pe. Paulo, foi intercalada com uma antífona, em que todos cantavam: «Dá-nos, Senhor, dessa água; para nunca termos sede». Assim, o Evangelho ia sendo acompanhado por esta prece, à semelhança da samaritana que pediu a água que Jesus lhe ofereceu.

Numas breves palavras, após o Evangelho, o Pe. Paulo tentou que os jovens presentes percebessem o que era esta ‘água’ que Jesus oferece, que não deixa ter mais sede. Então, ficou bem claro que esta ‘água’ viva é a salvação que Jesus nos veio trazer. Mas para que «não fiquem apenas estas ideias superficiais, estes ‘chavões’ nas nossas cabeças, vamos perceber que salvação é esta, ou de quê e de quem é que Jesus nos veio salvar?».
 
E o Pe. Paulo explicou que se proclamamos que Jesus é o nosso salvador, muitas vezes se nos perguntarem de que é que Ele nos salva, não sabemos responder. Então, explica o Pe. Paulo: 

«O primeiro acto de amor de Deus foi a criação do homem, para que vivesse com Ele, embora Deus não precisasse, de facto, de nós. Mas, uma vez tendo pecado, não podemos viver com Deus, por nós mesmos é impossível. 

Então, veio ao mundo Deus feito carne, em Jesus Cristo, precisamente para nos salvar desta incapacidade de vivermos em Deus.  

A vinda de Jesus ao mundo foi o segundo acto de amor de Deus Pai. É pelo Mistério Pascal de Jesus que fomos salvos do pecado e da morte, para vivermos em Deus neste mundo e, um dia, com Deus no Céu».

Mas este acto de amor não foi um acto isolado na História. Jesus quis ficar connosco, na Sua Igreja para ajudar os homens de todos os tempos a chegar até Ele. Por isso, continua o Pe. Paulo, «Ele continua presente a acompanhar-nos e ajudar-nos neste caminho até Deus, na oração, nos Sacramentos e especialmente aqui, presente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, no Seu Corpo e no seu Sangue».

Após estas palavras, foram apresentadas a Deus algumas preces, pela Igreja, pelo Papa Francisco e pelo Sumo Pontífice emérito Bento XVI, pelos sacerdotes, jovens e pela conversão dos pecadores.

Seguiu-se o cântico Tantum Ergo Sacramentum, após o qual foi dada a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Quase a terminar, os presentes confiaram-se à intercessão de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e, voltando-se para a Sua imagem, foi rezada a oração da Salvé, Rainha!, tendo terminado a celebração com um excerto do cântico inicial do Hino ‘Akathistos, em louvor a Nossa Senhora, pedindo-lhe que nos salve de todos os perigos.

Por fim, a convite do Pe. Paulo, houve ainda um tempo para o Sacramento da Confissão, para aqueles que desejassem reconciliar-se com Nosso Senhor.

Foi uma noite bastante instrutiva,  catequética e, ao mesmo tempo de intensa oração. 

A JMV Sobreiro agradece a presença do Pe. Paulo Pires, assim como a todos os Grupos que estiveram presentes e colaboraram nesta celebração.


Que Nossa Senhora do Rosário de Fátima e os Pastorinhos Francisco e Jacinta continuem a interceder por nós, para que sejamos, cada vez mais, verdadeiros Filhos de Maria!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics