"Raios de Luz"


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Jesus, o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas


Neste IV Domingo da Páscoa, habitualmente chamado de ‘Domingo do Bom Pastor’, Jesus fala-nos da segurança em que estão as suas ovelhas, ou seja, aqueles que O seguem e que ouvem a Sua voz, as Suas palavras.
«Eu conheço as Minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da Minha mão». Como são consoladoras as palavras de Jesus, neste Domingo! Na verdade, nós, que queremos ser as ovelhas do rebanho do Senhor, não temos lugar mais seguro do que as mãos de Nosso Senhor.
Mas às vezes, em vez de sermos as ovelhas que procuram abrigo, segurança e consolo em Jesus, o nosso Bom Pastor, comportamo-nos como ovelhas tresmalhadas, preferindo dar ouvidos aos falsos pastores que,  aparentemente nos prometem paz, segurança e felicidade. Nesses momentos, parecemos esquecer que sem Jesus, tudo isso é ilusório. Sem Jesus não pode haver paz verdadeira, pois Ele é o Príncipe da Paz. Sem Jesus, a felicidade é mundana, breve, passageira, feita de momentos. Sem o Bom Pastor, toda a segurança é apenas aparente, pois só Ele nos pode livrar dos lobos que surgem a cada instante para nos desviar do caminho de Deus.
Por isso Jesus afirma: «As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me». A aflição do Bom Pastor ver uma só ovelha que se perde e segue o caminho errado é tão grande, que Ele não poupa esforços para a encontrar e para a fazer voltar ao Seu rebanho. Ele conhece-nos primeiro, por isso sabe de que maneira nos há-de chamar a regressar ao bom caminho.
Seria bom que, de cada vez que seguimos outros pastores, nos lembrássemos destas palavras tão reconfortantes de Jesus: «Eu conheço as Minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da Minha mão».
Que a lembrança desta consoladora promessa de amor e fidelidade feita por Nosso Senhor nos ajude sempre a caminhar guiados pelo cajado do Bom Pastor, principalmente nos momentos em que os lobos nos cercam e nos apresentam falsas alternativas para os caminhos da vida.

Proposta de cânticos para a  Missa:
Entrada - Somos a Igreja de Cristo (NCT 752)
Ofertório - Aceita Senhor (Pe. Teodoro)
Comunhão - Eu Sou o Bom Pastor (CEC, Vol. I, p.141)
Acção de Graças - A messe é grande (OC 14)
Final - Jesus Cristo, ontem e hoje (CEC, Vol. I, p.66)
CEC - Cânticos de Entrada e Comunhão
NCT - Novo Cantemos Todos
OC -  Orar Cantando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics