"Raios de Luz"


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

«Bem-aventurados os que promovem a paz»


Celebra-se hoje o XLVI Dia Mundial da Paz e tal como vem sendo hábito, o Santo Padre Papa Bento XVI escreveu a sua Mensagem para este dia com o  tema: "Bem-aventurados os que promovem a paz".

A mensagem abarca a diversidade do conceito de paz, a partir do ser humano: paz interior e paz exterior e foca os direitos fundamentais do Homem, em primeiro lugar a liberdade de consciência, a liberdade de expressão, a liberdade religiosa.

O Sumo Pontífice, no final da sua Mensagem diz-nos que «há necessidade de propor e promover uma pedagogia da paz. Esta requer uma vida interior rica, referências morais claras e válidas, atitudes e estilos de vida adequados. Com efeito, as obras de paz concorrem para realizar o bem co­mum e criam o interesse pela paz, educando para ela. Pensamentos, palavras e gestos de paz criam uma mentalidade e uma cultura da paz, uma atmos­fera de respeito, honestidade e cordialidade. Por isso, é necessário ensinar os homens a amarem-se e educarem-se para a paz, a viverem mais de benevolência que de mera tolerância. Incentivo fundamental será "dizer não à vingança, reconhecer os próprios erros, aceitar as desculpas sem as buscar e, finalmente, perdoar" , de modo que os erros e as ofensas possam ser verdadeiramente reconhecidos a fim de caminhar juntos para a reconciliação»

Procuremos pois, neste dia que é dedicado à Paz, sermos verdadeiros promotores desta graça que, antes de mais, é Dom de Deus para os Homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics