"Raios de Luz"


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

"O Espírito do Senhor está sobre Mim"


No Evangelho do III Domingo do Tempo Comum, São Lucas relata-nos um acontecimento do início da vida pública de Jesus. O Filho de Deus encontrava-se no templo, num sábado e foi convidado para proclamar a Palavra de Deus.

O texto que foi apresentado a Jesus é de Isaías (Is 61,1-2). Esse texto apresenta o profeta anónimo que, em Jerusalém, consola os exilados, como um “ungido de Deus”, que possui o Espírito de Deus e cuja missão consiste em gritar a “boa notícia” de que a libertação chegou ao coração e à vida de todos os prisioneiros do sofrimento, da opressão, da injustiça. A passagem da escritura que Jesus leu remonta ao tempo em que o povo hebreu esteve exilado na Babilónia, 

No evangelho, o que é mais significativo, é a “actualização” que Jesus faz desta profecia: Ele apresenta-Se como o “profeta” que Deus ungiu com o Seu Espírito, a fim de concretizar essa missão libertadora. Jesus, após a proclamação da Palavra diz "cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da escritura que acabais de ouvir". De facto, a acção de Jesus na terra tem como base o projecto de libertação e salvação dos homens que se encontram prisioneiros do pecado e do egoísmo.

Há quinze dias meditávamos sobre este mistério: o Pai, o Senhor, ungiu Jesus com o Espírito Santo como Messias de Israel. E qual a Sua missão? “consagrou-me com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista, para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

Para que experimentemos Jesus como o libertador, é necessário que nós mesmos descubramos que somos pobres e pequenos. Só quando tomamos consciência da nossa pequenez é que percebemos que, em Jesus, Deus veio a nós, Deus deu-se a nós, Deus estendeu-nos as mãos, abriu-nos os braços e aconchegou-nos no coração.

Olhemos para Jesus, aquele que foi ungido por Deus e procuremos na Sua vida a forma de moldar a nossa. Jesus foi enviado para anunciar o Evangelho do Reino. Será que nós, nas nossas vidas damos testemunho coerente com o Evangelho do Reino? Peçamos à Virgem Maria, o modelo fiel de obediência e observância à Palavra de Deus, que nos dê a força e coragem necessárias para testemunhar com as nossas vidas em quem acreditamos.



Proposta de Cânticos para a Missa:
Entrada: Cantai ao Senhor - NCT 211
Ofertório: Tudo o que pedirdes - OC  256
Comunhão: Formamos um só corpo-  NCT 265
Acção de Graças: Creio em ti
Fim:  A bondade do Senhor - Taizé

NCT - Novo Cantemos Todos
OC - Orar cantando


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics