"Raios de Luz"


sábado, 5 de janeiro de 2013

«Viemos do oriente adorar o Rei»


No próximo Domingo, dia 06 de Janeiro a Igreja celebra a Epifania do Senhor, ou seja, a manifestação de Deus ao mundo inteiro.

No Evangelho, São Mateus relata que à chegada dos Magos vindos do Oriente, estes exclamaram: «Viemos do oriente adorar o rei». Mais do que um relato histórico, o evangelista apresenta uma profunda catequese com a referência a este acontecimento. Os Magos representam os povos de todas as línguas e nações que se põem a caminho, chamados por Deus, para adorar Jesus.

O Deus Menino nasceu numa pobre gruta, e apenas os anjos do Céu O reconhecem com o seu Senhor e O vêm adorar. Os homens, deixam-no abandonado. Apenas os pastores parte apressadamente para ver o que o anjo lhes anunciara.

Mas Jesus quer começar a comunicar a graça da Redenção e como tal começa a manifestar-se aos gentios, àqueles que menos O conheciam. Nos Reis Magos, vemos milhares de almas de toda a terra que buscam o Senhor para O adorar.

Ao chegar, adoram O Menino e oferecem-lhe presentes. Jesus acolhe-os com um sorriso amável, demonstrando assim o afecto para com todos aqueles que esperam da Sua redenção. Olhando para Nossa Senhora, os Magos vêem uma jovem silenciosa, com um semblante que reluz doçura celeste, feliz por ver que os gentios vêm adorar o Filho de Deus.

Santo Afonso Maria Ligório, nas suas meditações acerca da Epifania, deixou uma oração que pode ser de cada um de nós: «Ó amável Menino Jesus, ainda que Vos veja nessa gruta, deitado sobre a palha, tão pobre e tão desprezado, a fé ensina-me que Sois meu Deus, descido do céu para minha salvação».

Os Magos, seguindo a estrela, encontram o lugar onde estava o Salvador com Maria e José. E voltaram às suas regiões por outro caminho. Quem encontra Jesus Cristo muda de caminho. Toma um caminho novo, o caminho de Jesus Cristo.  Precisamos estar atentos, tal como os Magos, à estrela. A estrela que são todos os sinais de Deus para que encontremos o Salvador: os Sacramentos, a Palavra de Deus, o Magistério da Igreja.

Os três sábios reis do oriente seguiram a estrela. Não duvidaram, porque sua fé era sólida e firme. Aprendamos destes homens sábios a virtude da perseverança: também nós devemos perseverar na prática das boas obras, mesmo durante as mais obscuras trevas interiores. Sejamos estrelas que vão indicando o caminho ao próximo para que ele encontre o Messias Salvador.

Peçamos à Virgem Maria que nos conduza ao Seu Filho Jesus.
Os Reis Magos tiveram uma estrela. Nós temos Maria!



Entrada:  A Glória do Senhor (Levanta-te Jerusalém) - Pe. Teodoro Sousa
Ofertório: És príncipe - NCT 71
Comunhão: Nós vimos a Sua estrela - NCT 77
A. Graças: Louvai, louvai o Senhor - NCT 221
Fim: Alegrem-Se os céus e a terra - NCT 80

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics