"Raios de Luz"


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

«Vai. A tua Fé te salvou»


No XXX Domingo do Tempo Comum, colocamo-nos diante de um encontro transformador: Jesus, face à súplica de um homem cego, manda-o chamar e ele, encorajado pelos que o rodeavam, vai cheio de confiança até Cristo.

A cegueira era considerada uma maldição de Deus. Mas a proximidade de Jesus dá ao cego a consciência de que a sua situação pode mudar. Recorre à fé, pois sabe no seu íntimo que sem a ajuda de Jesus, continuará envolvido pelas trevas. Por isso, deixa de pedir bens materiais e suplica: “Jesus, filho de David, tem misericórdia de mim”. Este pedido não foi bem visto por alguns que o mandaram calar, mas ele, firme na fé, grita e implora ainda com mais força: “Filho de David, tem piedade de mim”!

Encorajado por outros, o cego anima-se, atira a capa fora e vai ter com Jesus. Este homem, que possuía pouco mais que aquela capa, deixa-a e, num salto cheio de determinação, vai ao encontro de Nosso Senhor e faz-Lhe outro pedido: “Mestre, que eu veja!”

“Vai. A tua fé te salvou”. E o cego recupera a visão, salvo pela fé. Assim se vê, que sem a humildade de reconhecermos que precisamos de seguir Jesus, não é possível chegar à fé que nos salva. E para chegar a esta Fé salvadora é preciso deixar tudo, como fez o pobre cego, que prescindiu do seu único bem: a capa que lhe cobria o corpo.

O mesmo Jesus de Nazaré que foi ao encontro do cego continua a chamar todos os ‘cegos na fé’ a verem a luz e a alcançarem a salvação. Ele deseja que os homens saiam das trevas do pecado, do desânimo, da descrença ou de falsas crenças, vindo ao nosso encontro constantemente. Importa não nos fecharmos ao Seu chamamento, surdos e cegos aos apelos que Ele nos faz todos dias.

E quantos ao nosso lado que permanecem ainda ‘cegos’ na Fé? Quantos ainda não descobriram esta necessidade de conhecer, acreditar e de seguir Jesus? Como conhecerão este Salvador, se ninguém O anunciar? Como reconhecerão a necessidade de salvação se não conhecem Aquele que salva e que dá a vida? É urgente que Jesus seja anunciado por nós àqueles que não O conhecem ou que não acreditam n’Ele.

Saibamos reconhecer a necessidade de termos uma fé viva e verdadeira em Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor, a fim de alcançarmos a salvação. Mas não fiquemos com esta descoberta só para nós. Partilhemos esta alegria de acreditar com os que nos rodeiam, contribuindo assim para que haja cada vez menos cegos na única Fé salvadora, que vem de Jesus e que nos é transmitida pela Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics