"Raios de Luz"


domingo, 21 de outubro de 2012

Dia Mundial das Missões

A Igreja celebra hoje, Domingo, dia 21 de Outubro, o Dia Mundial das Missões, que tal como afirma sua Santidade, o Papa Bento XVI na sua Mensagem para este dia, «Neste ano, a celebração do Dia Mundial das Missões reveste-se dum significado muito particular. A ocorrência do cinquentenário do início do Concílio Vaticano II, a abertura do Ano da Fé e o Sínodo dos Bispos cujo tema é a nova evangelização concorrem para reafirmar a vontade da Igreja de se empenhar, com maior coragem e ardor, na missio ad gentes, para que o Evangelho chegue até aos últimos confins da terra.» (Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Missões 2012)

O Dia Mundial das Missões nasceu num clima muito favorável à causa missionária. No ano de 1922, quando foi eleito Papa Pio XI, o seu ardor deu um grande impulso à missão. Uns anos antes de instituir esta data, o Papa, na festa de Pentecostes de 1922, ano em que tinha sido eleito, interrompeu a sua homilia e, no meio de um silêncio impressionante, pegou no seu solidéu e fê-lo passar entre todos os bispos, presbíteros e fiéis presentes na Basílica de São Pedro, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as missões.
Durante estes noventa anos em que se comemora o Dia Mundial das Missões, o anseio de anunciar Cristo, impeliu e continua a impelir, para que Jesus Cristo purifique e guie a vida da humanidade com a Sua presença.

O Santo Padre Bento XVI, afirma que a mensagem de Jesus «é sempre actual, penetra no próprio coração da história e é capaz de dar resposta às inquietações mais profundas de cada homem. Por isso a Igreja, em todos os seus componentes, deve estar ciente de que "os horizontes imensos da missão eclesial e a complexidade da situação presente requerem hoje modalidades renovadas para se poder comunicar eficazmente a Palavra de Deus"». (Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Missões 2012)

Desta forma, devemos questionar-nos sobre de que forma poderemos nós ajudar e colaborar nas Missões. Em primeiro lugar, o maior contributo é feito através da oração. É necessário que peçamos ao Senhor que suscite no coração de homens e mulheres o desejo de evangelizar e ajudar o próximo. Em segundo lugar, contribuindo da forma que nos for mais adequada, isto é, através da participação em campanhas ou na colaboração pessoal com as missões.
Nos nossos dias há uma grande necessidade de homens e mulheres que sejam capazes de dizer "sim" à vontade de Deus e de se entregarem à missão. O padroeiro da Juventude Mariana Vicentina, São Vicente de Paulo, dizia que podemos e devemos fazer missão "servindo a Cristo na pessoa do pobre, tendo Maria como Mãe e exemplo de vida".

Procuremos neste último dia da Semana de Oração pelas Missões, dedicar algum do nosso tempo à oração ou quem sabe, à colaboração física com a missão de ir e anunciar o evangelho a todas as criaturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics