"Raios de Luz"


sábado, 13 de outubro de 2012

O apelo de Fátima: «Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor»


A Mensagem de Fátima não é difícil de compreender. Os pedidos de Nossa Senhora foram de oração, reparação, arrependimento, aceitação do sacrifício e desistir do pecado.


A Virgem Santa Maria explicou aos Pastorinhos a importância de se sacrificarem pelos pecadores bem como da oração em reparação pelas ofensas cometidas contra Deus. 

Os três pequenos videntes perceberam desde logo que Deus estava “horrivelmente ofendido pelos pecados dos homens”. Tal como em 1917, Nosso Senhor continua, nos dias de hoje, a ser constantemente ofendido. Mas Ele não desiste de nós e deseja que a humanidade abandone o pecado  e faça reparação pelos seus crimes através de orações e sacrifícios.

 Já naquele tempo, no início do século XX, se começava a perder o sentido do pecado. A ideologia ateísta ganhava cada vez mais força e a Igreja sofria graves perseguições por ser considerada "inimiga do progresso e da liberdade". Ao mesmo tempo, a I Mundial fazia milhões de vítimas. Neste contexto, veio o pedido de Nossa Senhora, na última aparição em Fátima, a 13 de Outubro de 1917: "Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido!”

Este pedido da Mãe do Céu impressionou de tal maneira os Pastorinhos, que passavam tardes e por vezes noites inteiras a rezar pela conversão dos pecadores e em reparação das ofensas cometidas contra Deus e contra o Imaculado Coração de Maria.

Uma noite, o pai do Francisco ouviu-o soluçar e encontrou-o de joelhos no quarto a rezar. Perguntou-lhe porque chorava, ao que ele respondeu: “Pensava em Jesus que está tão triste por causa dos pecados que se cometem contra Ele”. O Beato Francisco Marto vivia movido pelo único desejo de “consolar e dar alegria a Jesus”.

A Jacinta tinha uma grande pena e um grande amor pelos pecadores, desejando ardentemente a sua salvação. Antes do irmão partir para o Céu, disse-lhe: “Dá muitas saudades minhas a Nosso Senhor e a Nossa Senhora e diz-lhes que sofro tudo quanto Eles quiserem para converter os pecadores”.

Nestas duas vidas, apesar de breves, espelha-se grande parte da Mensagem de Fátima: Rezar pela conversão dos pecadores e em reparação dos pecados cometidos contra Deus.

E que mensagem é esta, senão a do Evangelho?

Jesus apela continuamente à conversão: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho” (Mc 1, 15) e convida a aceitarmos os sacrifícios e sofrimentos:  “Se alguém quiser seguir-Me tome a sua cruz e siga-Me” ((Lc, 9, 23);

São Paulo também exorta a oferecermo-nos a Deus em sacrifício e a não nos iludirmos com as coisas deste mundo: “Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo. (Rm 12, 1-2)

A mensagem da Santíssima Virgem em Fátima é tão actual hoje como o era no início do século passado. Aliás, é muito mais actual! Se a ideia de pecado começava a perder o sentido em 1917, na sociedade de hoje parece não mais existir consciência do que é ou não pecado! E as ofensas a Deus multiplicam-se, pois o mundo continua surdo à voz de Maria Santíssima.

“Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido”. Temos feito caso das palavras de Nossa Senhora? Temos feito tudo para consolar Nosso Senhor, como o Francisco e em desejar a salvação dos pecadores como a Jacinta?

Aproveitemos este dia para meditarmos no pedido urgente e triste da nossa Mãe do Céu. Ofereçamos hoje o Terço a Nossa Senhora por aqueles que não conhecem Deus, pelos que não acreditam n’Ele e pelos que não O amam.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics