"Raios de Luz"


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

«Quem quiser tornar-se grande, será servo de todos»


O Evangelho deste 29º Domingo do Tempo Comum lembra-nos, mais uma vez, que os planos de Deus são diferentes da lógica e dos planos do mundo. Jesus convida-nos a abandonar os nossos projectos pessoais de poder e de grandeza e dedicarmo-nos mais a fazer da nossa vida um serviço em favor do próximo.

São Tiago e São João aproximaram-se de Jesus e fizeram-lhe um pedido: «Concede-nos que, na Tua glória, nos sentemos um à Tua direita e outro à Tua esquerda». Os dois discípulos, com um pensamento meramente humano de grandeza, desconheciam que a glória de Jesus só se manifestará quando Ele passar pela morte na Cruz.

E nós, quantas vezes, como Tiago e João, não sabemos o que pedimos? Se quisermos estar com Jesus, um dia no Céu, teremos que escutar o que Ele respondeu aos discípulos: «Bebereis o cálice que Eu vou beber e sereis baptizados com o baptismo com que Eu vou ser baptizado».

O cálice a que Jesus Se refere são as provações e humilhações deste mundo que Ele sofreu e que nós também, porque não somos maiores que Ele, devemos ter de sofrer. Jesus convida-nos a entregar a nossa vida, primeiro a Deus e depois aos outros, tal como Ele fez. É essa atitude que será decisiva para entrar na Sua glória. Como Cristo, só passando pela Cruz, morrendo para nós mesmos e vivendo para os outros é que mereceremos um dia a grandeza que tanto ansiamos. Não uma grandeza neste mundo, mas o tesouro do Céu.

É precisamente esta atitude de cristãos que nos distingue dos outros enquanto caminhamos nesta vida: Não desejar os poderes e as honras do mundo, mas fazer da nossa vida um serviço contínuo a Deus, cumprindo com a Sua vontade, e aos irmãos. Por isso Jesus diz-nos:

«Sabeis que os que são considerados como chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós: Quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos”.

Como cristãos, temos o dever de dar um testemunho de serviço no nosso espaço familiar, escolar, laborar, social ou pessoal. Como poderemos nós querer mais ser servidos em vez de servir, se toda a vida de Nosso Senhor, a quem dizemos seguir, foi uma permanente e total entrega a Deus Pai e de serviço aos outros? Jesus aponta mesmo o Seu exemplo: «O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos».

Cristo entregou-se por cada um de nós. Como poderemos nós não estar dispostos a entregar a nossa vida por Seu amor e por amor dos que nos rodeiam?

Durante a próxima semana, meditemos neste amor que Jesus teve pela humanidade, a ponto de Se fazer homem, de sofrer, de Se humilhar e de morrer por nós. E depois, perguntemo-nos se temos correspondido verdadeiramente a este amor, seguindo o Seu exemplo de humildade e de abandono à vontade do Pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics