"Raios de Luz"


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Uma notícia triste...

Para todos, os que me parecem perceber muito pouco do que é ser cristão, transcrevo uma notícia que saiu hoje em vários jornais portugueses sobre as VIII Jornadas Diocesanas da Juventude realizadas ontem em Alcobaça e tento dar a minha opinião.

"D. José Policarpo defendeu este domingo, em Alcobaça, que é preciso diminuir o número de cristãos «faz de conta», considerando o elevado número de não praticantes como um dos principais problemas da Igreja.
De acordo com a agência Lusa, o cardeal patriarca de Lisboa, num discurso no antigo refeitório dos Monges, exemplificou com os cristãos «casam-se na igreja mas aquilo não significa nada, vão à missa ao domingo e isso significa muito pouco».
E prossegue: «O principal problema que eu, como bispo da nossa diocese, sinto hoje é que é preciso diminuir o número dos cristãos de faz de conta», afirmou D. José Policarpo durante o encontro com jovens no âmbito da VIII Jornada Diocesana da Juventude.
«A coisa mais importante que nos poderia acontecer», afirmou, era «ir diminuindo o grupo dos cristãos faz de conta, esse número enorme que aparece nas estatísticas, dos chamados cristãos não praticantes», concluiu."


Eu estive lá!!! Eu ouvi, percebi e concordo com o que o Sr. Patriarca disse! Não existem cristãos praticantes e não praticantes!
Existe a modalidade de ser pessoa "praticante" ou "não praticante"? Na vida podes ou não optar por uma destas versões? O nosso patriarca questionava-nos ontem com algo parecido!
O que se passa com os Cristãos? O que é ser cristão?
Para mim, ser cristão é tentar ser na vida exemplo de Cristo, igualar-me a Cristo, imitar Cristo, seguir Cristo, amar a Cristo e para isso temos que estar e Ser Igreja. Temos que acreditar em Deus, em Cristo Jesus Ressuscitado, no Espírito Santo e na Igreja!
Mas para isto, como li num tal jornal "já não basta ir à Igreja ao Domingo?"... Ir à igreja ao Domingo é fundamental, é necessário, é revitalizante! O que Jesus nos deixou, antes de partir foi exactamente esse pedido "Fazei isto em memória de mim" - a Eucaristia - por isso nos reunimos todos os Domingos!
Ao Domingo temos que ir ouvir e receber Cristo na Eucaristia, mas isso não chega, claro! Há que transpor todo o evangelho para a nossa vida em casa, nas escolas, nos trabalhos, nas ruas... por todo o lado!!!
Isso é ser cristão!!! Quem não o faz, ou não se esforça para o fazer, simplesmente não é cristão!
Mena

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics