"Raios de Luz"


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Recitação do Terço - 14 de Outubro

No passado Domingo, dia 14 de Outubro, a JMV Sobreiro, juntamente com a comunidade, celebrou a última aparição de Nossa Senhora em Fátima, com a recitação do Terço do Rosário na Igreja do Sobreiro.

Sendo o dia 13 de Outubro um dia de grande peregrinação a Fátima, uma vez que nesta data se assinala o fim das aparições da Santíssima Virgem na Cova da Iria, o Grupo de Jovens quis dar um ênfase especial a este dia. Assim, antes da recitação do Terço, foi encenada a última aparição de Nossa Senhora, tendo sido narrado também o Milagre do Sol.

Este momento de oração contou com a presença do Padre João Vergamota, responsável pelos jovens da Vigararia de Mafra, que fez uma notável e apelativa introdução, na qual disse que o Terço “é a melhor oração para louvar Nossa Senhora. Ao rezar o Terço estamos a responder expressamente ao apelo de Nossa Senhora, que mandou rezar o Terço todos os dias”.

Depois, desfez alguns “medos” infundados de se pensar que rezar o Terço todos os dias é dar mais destaque a Maria que a Jesus: “Não devemos ter medo de louvar em demasia a Virgem Santíssima, pois quanto mais honrarmos a Mãe, mais louvamos o Filho. Qual é o filho que não gosta de ouvir elogios à sua mãe? Jesus certamente sorri, por cada Avé-Maria que rezamos a Nossa Senhora.”

Enquanto cada Mistério era enunciado e meditado, os elementos do Grupo encenavam esse episódio relativo à vida de Jesus e da Virgem Maria, voltando para os seus lugares durante a recitação de cada dezena, rezada pelo Padre João.




Os cânticos, todos eles marianos, foram entoados pelo Grupo de Jovens, que contou também com a ajuda do seu assessor e sua esposa, ajudando assim a louvar com mais vozes e com mais entusiasmo a Mãe do Céu.

No quinto Mistério, no qual se meditou na Coroação de Nossa Senhora no Céu, o Padre e os acólitos ajoelharam-se em frente da imagem de Nossa Senhora de Fátima e assim ficou toda a comunidade em oração até ao final do Terço.

No final, foi rezada uma oração a Nossa Senhora, louvando-A pela Fé que teve durante toda a Sua vida terrena, nos momentos de alegria e de tristeza, confiando-Lhe também o Ano da Fé que se iniciou no passado dia 11 de Outubro.

Depois da bênção e do cântico final - Avé de Fátima - os jovens juntaram-se ao seu assessor e ao Padre João, com os quais tirou uma fotografia de Grupo aos pés da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, como filhos que se juntam em família, em redor da Mãe.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics