"Raios de Luz"


sexta-feira, 29 de junho de 2012

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO




“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja. E as portas do Inferno não prevalecerão contra ela.”

A Igreja celebra no dia 29 de Junho a Solenidade de São Pedro e São Paulo.  Estes dois Apóstolos são chamados de “colunas da Igreja”, pois foi por eles e, sobretudo, pelo seu testemunho de fidelidade a Cristo que a Fé e a Doutrina da Igreja Católica se propagaram e consolidaram pelo mundo.

São Pedro, que tinha como nome Simão, era irmão do Apóstolo André. Sendo pescador,  foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu-O. Por algumas vezes vacilou na Fé, chegando a negar Jesus na noite da Sua Paixão. Mas foi a ele que Cristo confiou a chaves do Reino dos Céus, tornando-se no Príncipe dos Apóstolos e no primeiro Papa da Igreja.

O seu apostolado terminou selado com o próprio sangue, uma vez que foi martirizado, tendo sido, segundo a tradição, crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como Seu Senhor, Jesus Cristo.

São Paulo, antes de se converter, chamava-se Saulo e era natural de Tarso. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles. Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado.

Tornou-se um grande missionário fundando muitas comunidades cristãs. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação. Escreveu treze cartas e ficou conhecido como “o Apóstolo dos gentios”.

Nesta Solenidade, somos chamados a manifestar de maneira especial, o nosso carinho e fidelidade àquele que Deus colocou no Trono de Pedro, como sinal visível da unidade e santidade da Sua Igreja.

Todos os católicos são convidados neste dia a rezar pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI para que possa, nestes tempos difíceis para a Igreja e para ele próprio, desempenhar fiel e corajosamente a sua tarefa de nos confirmar na Fé e na Verdade.

Na sua primeira carta, São Pedro dirige-se aos líderes das comunidades cristãs:

“Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado  dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; E quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa eterna de glória.” (1 Pedro 5, 2-4)

Rezemos então pelo Papa e pela Igreja para que, um dia, o Senhor conceda ao nosso Papa Bento XVI, 264º Sucessor de São Pedro, a “coroa eterna de glória” que certamente já lhe está reservada!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics