"Raios de Luz"


domingo, 1 de abril de 2012

Palavras do Santo Padre no Domingo de Ramos



O Santo Padre Bento XVI presidiu hoje, na Praça de São Pedro, à celebração litúrgica do Domingo de Ramos na Paixão do Senhor. 


“O Domingo de Ramos, com que a Igreja inicia a Semana Santa, contém um convite a encarar toda a humanidade, na diversidade das suas culturas e civilizações, com o olhar de Deus, com o olhar de Cristo - um olhar de bênção, de amor”, afirmou o Papa, na homilia.

“As palavras do Salmo 118, em que a multidão proclama e louva Jesus, constitui uma verdadeira proclamação messiânica: ‘Hossana! Bendito O que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem, o reino do nosso pai David! Hossana no mais alto dos céus’.

Mas que pensavam realmente aqueles que aclamam Cristo como Rei de Israel? Tinham a sua própria ideia do Messias, do modo como devia agir o Rei prometido pelos profetas e há muito esperado. Logo poucos dias depois, em vez de aclamar Jesus, a multidão gritará: «Crucifica-O!», e os próprios discípulos ficam mudos e confusos. Na realidade, a maioria ficara desapontada com o modo escolhido por Jesus para Se apresentar como Messias e Rei de Israel. É precisamente aqui que se situa o ponto fulcral da festa de hoje, mesmo para nós.”

O Papa lançou ainda duas questões para os peregrinos reflectirem na pessoa de Jesus:

“Para nós, quem é Jesus de Nazaré? Que ideia temos do Messias, que ideia temos de Deus? Esta é uma questão crucial, que não podemos evitar, até porque, precisamente nesta semana, somos chamados a seguir o nosso Rei que escolhe a cruz como trono; somos chamados a seguir um Messias que não nos garante uma felicidade terrena fácil, mas a felicidade do céu, a bem-aventurança de Deus.”

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Juventude, Bento XVI dirigiu-se aos jovens ali presentes e incentivou-os a tomarem, nas suas vidas, decisões concretas e cristãs:

“Queridos jovens, aqui reunidos! Em todos os lugares da terra onde a Igreja está presente, este Dia é especialmente dedicado a vós. Por isso, vos saúdo com muito carinho! Que o Domingo de Ramos possa ser para vós o dia da decisão: a decisão de acolher o Senhor e segui-Lo até ao fim, a decisão de fazer da Sua Páscoa, da Sua Morte e Ressurreição, o sentido da vossa vida de cristãos. Tal é a decisão que leva à verdadeira alegria.”

Evocando o tema deste Dia Mundial da Juventude - a exortação paulina «Alegrai-vos sempre no Senhor» - Bento XVI recordou o exemplo de “Santa Clara de Assis, que há oitocentos anos – exatamente no Domingo de Ramos –, movida pelo exemplo de São Francisco e dos seus primeiros companheiros, deixou a casa paterna para se consagrar totalmente ao Senhor: com dezoito anos, teve a coragem da fé e do amor para se decidir por Cristo, encontrando n’Ele a alegria e a paz.”

Por fim, o Santo Padre lembrou dois grandes sentimentos que devem animar o povo cristão nestes dias santos: o louvor e a gratidão:

“Queridos irmãos e irmãs, dois sentimentos nos animem particularmente nestes dias: o louvor, como fizeram aqueles que acolheram Jesus em Jerusalém com o seu «Hossana»; e a gratidão, porque, nesta Semana Santa, o Senhor Jesus renovará o dom maior que se possa imaginar: dar-nos-á a Sua vida, o Seu corpo e o Seu sangue, o Seu amor. Mas um dom assim tão grande exige que o retribuamos adequadamente, ou seja, com o dom de nós mesmos, do nosso tempo, da nossa oração, do nosso viver em profunda comunhão de amor com Cristo que sofre, morre e ressuscita por nós.”


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics