"Raios de Luz"


quarta-feira, 18 de junho de 2014

O Mistério da Fé

«O Concílio Tridentino, baseando-se nesta fé da Igreja, 'afirma clara e simplesmente que, no augusto Sacramento da Santa Eucaristia, depois da consagração do pão e do vinho, Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, está presente verdadeira, real e substancialmente, sob a aparência destas realidades sensíveis'. Portanto, o nosso Salvador, está presente com a Sua humanidade não só à direita do Pai, segundo o modo de existir natural, mas também no Sacramento da Eucaristia 'segundo um modo de existir, que nós, com palavras mal conseguimos exprimir, mas com a inteligência iluminada pela fé podemos reconhecer como possível a Deus, e que devemos aceitar firmissimamente como real'.

Todavia, para que ninguém entenda mal este modo de presença que supera as leis da natureza e constitui no seu género o maior dos milagres, é necessário escutar com docilidade a voz da Igreja docente e orante. Esta voz, que repete continuamente a voz de Cristo, ensina-nos que, neste Sacramento, Cristo Se torna presente pela conversão de toda a substância do pão no Seu Corpo e de toda a substância do vinho no Seu Sangue; conversão admirável e sem paralelo, que a Igreja Católica chama, com razão e propriedade, "transubstanciação".

O culto devido ao Sacramento Eucarístico, professou-o e professa-o a Igreja Católica, não só durante a Missa mas também fora dela, conservando com o maior cuidado as hóstias consagradas, expondo-as à solene veneração dos fiéis, e levando-as em procissão vitoriadas por grandes multidões.

O Sacramento eucarístico é sinal e causa da comunidade do Corpo Místico, e produz nas pessoas mais fervorosas um espírito eclesial activo! Não deixeis nunca de persuadir os vossos fiéis a que, aproximando-se do Mistério eucarístico, aprendam a tomar como própria a causa da Igreja, a dirigir-se a Deus sem descanso, a oferecer-se a si mesmos ao Senhor, como sacrifício agradável, pela paz e unidade da Igreja; a fim de que todos os filhos da Igreja sejam uma só coisa e tenham um mesmo sentimento, nem haja entre eles divisões, mas sejam perfeitos num mesmo espírito e mentalidade».

PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:
- com partituras

PROCISSÃO EUCARÍSTICA:
- com partituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics